Após fortes chuvas em Penedo, técnicos da SEMADA iniciam levantamentos na agricultura
O levantamento vai avaliar as perdas e buscar soluções para os agricultores afetados no município
A cidade de Penedo enfrenta os desafios impostos por quatro dias de chuvas intensas que afetaram a agricultura local. Diante deste contexto, a Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA), liderados pelo Secretário Rogério dos Peixotos (Rogério José da Silva), está em ação para avaliar as perdas e buscar soluções para os agricultores afetados.
Os povoados de Cerquinha das Laranjas, Ponta da Ilha, Ponta Mofina, Marizeiro, Tapera, Catrapó e a fazenda Santo Antônio sofreram impactos diretos. Diversas culturas como arroz, milho, feijão, banana, macaxeira, mandioca, maracujá, batata-doce, inhame, pimentão, abóbora, goiaba, jenipapo, pimenta, alface, coentro e cana-de-açúcar foram prejudicadas.
A pecuária, especialmente na Cerquinha das Laranjas, também sofreu com a morte de porcos e a fuga de tilápias e tambaquis para as varzéas dos povoados de Ponta da Ilha e Embrapa, bem como para os rios Perucaba e Boacica. As pastagens nas regiões dos perímetros irrigados de Boacica e Marituba também foram afetadas.

A Prefeitura de Penedo, por meio de técnicos da SEMADA, iniciou hoje a série de levantamentos para dimensionar os impactos dessas chuvas na produção agrícola local e na pecuária. Estas informações são essenciais para a elaboração de relatórios detalhados que serão enviados à Defesa Civil Municipal e, posteriormente, ao Governo Federal, com o objetivo de captar recursos para auxiliar os agricultores prejudicados.
O prefeito Ronaldo Lopes ressaltou a importância deste trabalho coordenado: “Estamos unidos para oferecer suporte à nossa população rural. Nossa gestão está comprometida em ajudar nossos agricultores a superar essa situação o mais rápido possível”.
Nos próximos dias, os técnicos da SEMADA prosseguirão com os levantamentos em outras áreas atingidas. O desafio é grande, mas Penedo conta com a dedicação de suas lideranças para minimizar as perdas e retomar as atividades agrícolas locais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
