Polícia

Jovem encontrada no rio São Francisco, em Penedo, morreu de engasgo segundo IML

Vítima, que tinha 23 anos, desapareceu no dia 04 de julho

Por 7Segundos com Assessoria 11/07/2023 18h06
Jovem encontrada no rio São Francisco, em Penedo, morreu de engasgo segundo IML
Monique Rafaela - Foto: Reprodução

A jovem Monique Rafaela, 23, que foi encontrada morta às margens do rio São Francisco, em Penedo, morreu em decorrência de um engasgo, como apontou lado de necropsia realizado no Instituto Médico Legal de Arapiraca.

O corpo da jovem, que desapareceu na noite do dia 04 de julho, foi encontrado três dias depois próximo ao porto das balsas, boiando dentro do rio.
Inicialmente o caso estava sendo tratado como "morte a esclarecer por possível afogamento".

Conforme informações divulgadas pela Polícia Científica no início da noite desta terça-feira (11), Monique Rafaela foi vítima de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, condição conhecida cientificamente como Ovace.

De acordo com o perito médico legista Germano Jatobá, responsável pelo exame cadavérico no corpo de Monique Rafaela, esse tipo de asfixia provoca a perda de oxigenação dos tecidos evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. Segundo ele, a partir de 15 minutos com o coração parado, a vítima já poderá ter graves sequelas, podendo evoluir para a morte, como foi o caso da jovem penedense.

“Ao examinar o corpo de Monique, detectamos a presença de restos alimentares nas vias aéreas superiores, laringe e traqueia, que obstruíram a passagem do oxigênio. Também identificamos que o estômago dela estava cheio de alimento, o que provocou a aspiração do alimento gerando o engasgo que levou a vítima a óbito”, afirmou o perito médico legista.

Germano Jatobá, disse que esse tipo de morte é comum acontecer principalmente em crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de morbidade. Dados do Ministério da Saúde apontam que anualmente, cerca de três mil pessoas morrem em decorrência de engasgo no Brasil.

“Nos adultos, na maioria das vezes, acontece com pessoas idosas, visto que essa faixa etária da população perde a força muscular e reduz os reflexos. Também acontece com pessoas que fizeram ingestão de álcool. Em ambos os casos, quando elas estão com estômago cheio e por algum motivo ela vomita, corre o risco de aspirar o alimento podendo ocasionar tanto a morte por asfixia, ou outro problema de saúde”, explicou o Jatobá.

O perito médico legista agora prepara o laudo com todos os detalhes técnicos e a especificação dos achados cadavéricos durante a necropsia que levou a identificação da causa da morte de Monique Rafaela. Quando estiver pronto, o documento será encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil em Penedo.

Médigo legista Germando Jatobá