Cultura

Projeto “Leitura na Praça” atrai crianças e adultos para o mundo imaginário e real em Arapiraca

O projeto é piloto e na próxima semana deverá acontecer na manhã de quinta-feira para atrair alunos da Escola de Artes de Arapiraca

Por 7 Segundos 12/07/2023 12h12 - Atualizado em 12/07/2023 13h01
Projeto “Leitura na Praça” atrai crianças e adultos para o mundo imaginário e real em Arapiraca
Projeto Leitura na Praça começou nesta qurta (12), em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Os livros saíram da biblioteca e foram postos em praça pública para atrair leitores infantis e adultos em Arapiraca. Trata-se do projeto “Leitura na Praça” que a Secretaria de Cultura lançou nesta quarta-feira (12), na Tenda Cultural Afrísio Acácio, na Praça Luiz Pereira Lima, a antiga Praça da Prefeitura.

A equipe da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude mergulhou de cabeça no projeto para atrair crianças e adultos ao mundo imaginário e real que a leitura proporciona aos leitores.

A ideia começou meio tímida com um projeto piloto para ver o comportamento do arapiraquense diante do ato de ler e da arte de ‘viajar’ no mundo mágico, lendário e real proporcionado pela leitura.

Para o diretor da Casa da Cultura, John Elvis, a ideia do projeto surgiu em maio deste ano quando uma pesquisa internacional apontou o Brasil em 52º colocação entre os piores países do mundo em habilidade de leitura de crianças e as brasileiras ficaram lá pra trás.

A pesquisa feita pela Pirls (sigla em inglês para Estudo Internacional de Leitura) e com o estudo desenvolvido pela IEA (Associação Internacional para a Avaliação de Conquistas Educacionais), concluiu-se análises com crianças do 4º ano do ensino fundamental de 57 países. E o Brasil ficou em 52º lugar.

“Diante desta realidade aproveitamos a reforma física que está sendo feita na Casa da Cultura e criamos esse projeto piloto aqui na praça para atrair crianças e adultos ao mundo da leitura”, disse John Elvis.

Menina do Sertão

No primeiro dia do evento, o público foi quase mínimo, mas as poucas crianças que conheceram o projeto se encantaram. É o caso da pequena Ana Maísa, de 4 anos, que passava pela praça com o pai e a avó e quando viu os livros nas prateleiras ficou encantada.

A família é do município de Olho d’Água Grande, no Sertão de Alagoas, e veio a Arapiraca ao médico e não deu outra. Todos pararam na Tenda Cultural para apreciar a leitura e a atividade lúdica que Ana Maísa aproveitou para fazer.

“Eu amei isso aqui e eu gosto muito dos livros, de pintar, de desenhar”, disse a sertaneja com voz tímida e bem baixinha.

A avó e o pai da menina adoraram a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e disseram que a menina tem uma caixa cheia de livros em casa.

“Ela sempre gostou de ler e a gente incentiva a leitura, uma vez que não temos esse mesmo gosto, mas jamais deixaremos de incentivá-la para o que é bom”, disse o pai da menina Josiel Alves de Oliveira, de 33 anos.

Para a avó de Ana Maísa, tudo acontece na vida e a parada na praça foi muito gratificante porque a menina se encantou com as atividades ao ar livre.

“Eu juro que não esperava isso acontecer aqui em Arapiraca e assim que vimos os livros aqui já avisamos pra ela que logo se encantou”, disse Josefa Pereira, de 57 anos.

O diretor da Casa da Cultura, John Elvis afirmou que o projeto ficará um dia da semana na Tenda Cultural e, provavelmente, na quinta-feira porque os alunos da Escola de Arte poderão participar do projeto ao saírem das aulas e irem direto para a praça.

“Na próxima semana estaremos aqui na quinta-feira para atrairmos os alunos da Escola de Artes e melhorar o público do projeto. Pelo menos estamos incentivando a leitura com pequenas ações e cumprindo a nossa missão”, destacou John Elvis.

O projeto “Leitura na Praça” tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca e da própria Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.