Quase metade de motociclistas abordados em blitz da SMTT em Arapiraca não tem habilitação
Balanço de fiscalização educativa foi de 40% de condutores de moto inabilitados
Em uma blitz educativa promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na manhã desta quinta-feira (13), na avenida Ventura de Farias, em Arapiraca, quase metade dos motociclistas abordados não tinha habilitação para conduzir o veículo automotor. O balanço foi divulgado pela assessoria no início da tarde.
A fiscalização, que foi montada em frente à escola Quintela Cavalcante, ponto de grande tráfego de veículos no bairro Baixão, fez abordagens a 52 motociclistas. Destes, 40% declararam estar inabilitados. Do total de abordagens, em 48% os condutores estavam comentendo alguma irregularidade. As demais estavam relacionadas ao uso de calçado fora do padrão estabelecido pelo Código de Trânsito, ou ao uso do capacete sem viseira ou com a cinta jugular aberta.
Apesar do grande percentual de irregularidades, nenhum dos condutores recebeu multa ou teve o veículo apreendido. De acordo com o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da SMTT Arapiraca, a blitz fez parte das ações educativdas relativas ao Plano Municipal de Infância e Adolescência.
"Como se tratava de uma blitz, educativa, os veículos foram liberados conforme as irregularidades eram sanadas", afirmou, explicando que no caso dos condutores inabilitados, as motocicletas só eram liberadas mediante apresentação de um motociclista habilitado.
“O objetivo, diante da meta da SMTT em relação ao Plano para o Selo Unicef, é observar a situação de jovens conduzindo veículos e menores de 10 anos sendo conduzidos nas garupas das motocicletas”, comentou o agente de trânsito Edson Fábio.
O planejamento prevê a intensificação de ações nas ruas de Arapiraca para colaborar e conscientizar os condutores a respeito da segurança no trânsito.
“É importante também comemorar que a maioria dos condutores abordados estava regular conforme a legislação. As nossas ações de fiscalização e educação estão sempre nas ruas de Arapiraca para colaborar com a segurança no trânsito”, afirmou Josenildo Souza, superintendente da SMTT.
Últimas notícias
Projeto que garante continuidade da formação militar para grávidas é aprovado
Semana da Ciência: Gabi Gonçalves incentiva o conhecimento para crianças em AL
SSP entrega Centro de Treinamento para as forças de segurança de Alagoas
Homem sofre tentativa de homicídio no Mercado da Produção, em Maceió
Ministro da Pesca e Aquicultura visita Alagoas nesta segunda-feira (19)
Fim da escala 6x1: advogado explica o que muda para empregados e empregadores
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
