Arapiraca

[Vídeo] Comoção e homenagens marcam sepultamento do vereador Fábio Henrique em Arapiraca

Últimas homengens foram prestadas por familiares, amigos, políticos e eleitores de parlamentar

Por 7Segundos 18/07/2023 10h10 - Atualizado em 18/07/2023 12h12
[Vídeo] Comoção e homenagens marcam sepultamento do vereador Fábio Henrique em Arapiraca
Corpo de Fábio Henrique é sepultado com honras políticas em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

O sepultamento do vereador Fábio Henrique, na manhã desta terça-feira (18), foi acompanhando por uma multidão no cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande em Arapiraca.

Além de familiares e amigos cultivados na vida pessoal e política, muitos eleitores do parlamentar estiveram presentes nas últimas despedidas ao parlamentar.


Várias autoridades políticas também acompanharam o cortejo. O prefeito Luciano Barbosa, o deputado Remi Calheiros e os senadores Renan Calheiros e Rodrigo Cunha estiveram presentes, assim como todos os demais 18 vereadores de Arapiraca e outros nomes da política de Arapiraca, como a ex-vereadora Gilvânia Barros, que por vários momentos amparou a mãe do vereador.

O parlamentar foi velado e sepultado com honras políticas, Parte do velório aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. Na manhã desta terça, o corpo seguiu para a central de velórios Osacre e, de lá, seguiu no carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério Pio XII.

Fábio Henrique morreu por volta de 5h da manhã de segunda-feira (17), na residência da mãe dele, em Arapiraca. Ele teria sofrido um mal súbito e faleceu antes da chegada do socorro ao local. O vereador era portador de uma síndrome neurológica, mas a família não divulgou se a causa da morte estaria ligada à condição de saúde. Horas antes do falecimento, ele havia postado em suas redes sociais uma mensagem religiosa e uma fotografia da filha, falecida em 2022, junto com uma música que falava sobre saudades.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, decretou luto de três dias e afirmou que Fábio Henrique era "como um irmão". Ele também exaltou a capacidade e inteligência para articulação política e o trabalho social desenvolvido pelo parlamentar.

"Fábio deixa, acima de tudo um legado que jamais será esquecido de que é possível ter pessoas sérias, trabalhadoras e honestas na vida pública. Aliás, precisamos multiplicar o bom exemplo dele para dar esperança de dias melhores para a nossa juventude", ressaltou.

Como vereador, Fábio Henrique tinha como base as comunidades Nova Esperança, Canaâ, Baixa da Onça, Vila São Vicente e Residencial Nossa Senhora Aparecida. Junto com o vereador Léo Saturnino, seu grande parceiro de atividades legislativas, ele fiscalizou o funcionamento de unidades de saúde e a aplicação dos recursos e insumos durante a pandemia de Covid-19. O parlamentar também teve importante atuação junto ao governo do Estado para a construção da UPA em Arapiraca e tentava trazer para o município o programa Vida Nova nas Grotas.

Mais homenagens

O presidente da Câmara de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, afirmou que a atuação de Fábio Henrique será sempre lembrada e disse que os vereadores irão prosseguir com as indicações encaminhadas por ele, para dar prosseguimento ao legado do parlamentar.

"Arapiraca perde um grande cidadão e representante do povo e nós, vereadores, estamos perdendo um amigo que ao longo dos últimos seis anos estava com a gente. Era uma pessoa dedicada à população, à família, era um lutador gigante que sempre pensava primeiro no próximo. Todas as indicações que o Fábio deixou na Câmara terão continuidade, vamos lutar junto ao nosso prefeito Luciano Barbosa. Faremos tudo para exaltar a memória do nosso amigo Fábio Henrique", declarou.

O senador Rodrigo Cunha, que também esteve presente nos últimos momentos da despedida do parlamentar, afirmou que a grande presença do público condizia com o impacto das benfeitorias de Fábio Henrique para o município. "Estamos em um momento em que toda Arapiraca está unidade para se despedir, com muito orgulho, desse arapiraquense que tanto contribuiu para a política e que sobretudo foi um grande ser humano", ressaltou.

Já o principal parceiro de Fábio Henrique nas atividades legislativas, Léo Saturnino afirma que o vereador deve ser tomado como exemplo na vida política. "Apesar deste momento de tristeza, ficam as boas lembranças da vivência do nosso amigo Fábio Henrique. Espero que ele sirva de exemplo para todos nós do meio politico. Ele mostrou que é possível conviver e fazer amizades mesmo entre adversários políticos. Ele mostrou a todos que é possível fazer uma política boa e sadia, partindo do princípio de que o objetivo de todos é ajudar o povo de Arairaca. Ele se foi, mas seu legado e sua história não serão esquecidos", afirmou.

O senador Renan Calheiros afirmou mais uma vez que Arapiraca perdeu um grande político e que seu exemplo deve ser seguido. "Fábio era um amigo muito querido e que fará grande falta na política de Arapiraca e de Alagoas. Seu exemplo, abnegação e determinação que sempre impregnou sua atividade política, o mandato que ele exerceu duas em vezes em nome da sociedade arapiraquense, sem dúvida nenhuma nos encoraja no sendido de dar prosseguimento a essa luta com esses objetivos claros de proteção à democracia e representação política", disse.