Arapiraca

Poeta arapiraquense será destaque na Bienal Internacional do Livro, em Maceió

Prefeitura apoia trajetória do artista, que lançou obra na Casa da Cultura de Arapiraca, em 2021

Por Assessoria 20/07/2023 17h05
Poeta arapiraquense será destaque na Bienal Internacional do Livro, em Maceió
Leandro Oliveira ao lado do secretário Welington Magalhães durante lançamento de livro - Foto: Ascom Prefeitura de Arapiraca

Arapiraca terá um representante da terra entre os diversos nomes da literatura nacional na 10ª Edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre os dias 11 e 20 de agosto, no Centro de Convenções de Maceió. Leandro Oliveira, natural do Sítio Bálsamo, na Zona Rural, vai participar do evento e levar um pouco da rica história do município que está prestes a completar seu primeiro centenário.

O livro do arapiraquense, “Deixe-me ser poesia”, foi lançado em 2021, em evento realizado na Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, na Casa da Cultura, Centro de Arapiraca. Leandro foi um dos selecionados para lançar e expor sua obra, após edital de inscrições divulgado pelo evento. O livro será exposto durante todo o evento, e o lançamento, dessa vez na Bienal, acontece no dia 14 de gosto, às 18h, na Biblioteca Graciliano Ramos.

Em sua primeira parte, a obra conta a história dos 102 municípios alagoanos, em forma de literatura poética. Sobre cada cidade, Leandro faz um breve apanhado da culinária, arte, belezas naturais, surgimento e história. Na segunda parte, o livro destaca as riquezas culturais nordestinas, como as destaladeiras de fumo, o reisado, pastoril e outros aspectos das tradições.

“A Secretaria de Cultura sempre me apoiou, principalmente no lançamento, quando eles cederam todo o espaço da Casa da Cultura para eu fazer o lançamento. Sempre que eu preciso de algm apoio relacionado à espaço ou divulgação, a Secretaria está fazendo”, diz o autor.

O secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, afirma que esse incentivo aos artistas da terra é fundamental para a movimentação, valorização e manutenção da Cultura em Arapiraca. “Leandro é filho de Arapiraca, da Zona Rural. É muito representativo a participação de um arapiraquense como ele em um evento do tamanho da Bienal. Estamos muito felizes com isso e reforçamos o apoio da Prefeitura de Arapiraca e do Prefeito Luciano aos artistas da terra”, diz.