Saúde

Tribunal de Justiça leva vacinação e serviços de saúde ao Fórum de Arapiraca

Quase 100 servidores foram atendidos nesta terça (25); houve ainda orientações sobre saúde bucal, tabagismo e combate à dengue

Por 7Segundos 25/07/2023 14h02
Tribunal de Justiça leva vacinação e serviços de saúde ao Fórum de Arapiraca
Tribunal de Justiça leva vacinação e serviços de saúde ao Fórum de Arapiraca - Foto: Assessoria

O Poder Judiciário de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, levou vacinação e serviços de saúde ao Fórum da Comarca, nesta terça-feira (25). Cerca de 100 servidores foram beneficiados com a ação, a primeira do tipo organizada no interior pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça (TJAL).

O estagiário Carlos Eduardo, da 1ª Vara, aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacinação. "Faltava a vacina da gripe e a última dose de reforço contra a Covid. Estava sem tempo e aproveitei que vieram aqui ao Fórum", contou.

Para Eduardo, a vacinação é algo que não deve ser deixado de lado. "É importante não só para proteger a nossa saúde, mas a de todos ao nosso redor".

Já o servidor Reinaldo Rios fez teste de glicemia no local. "Importante fazer sempre esse check up. Muito boa essa iniciativa do Tribunal", destacou.

No Fórum, também foram disponibilizados testes rápidos de Covid-19, HIV, sífilis e hepatite. Profissionais de saúde aferiram pressão e prestaram ainda orientações sobre saúde bucal, tabagismo e combate à dengue.

O juiz Rômulo Vasconcelos, superintendente do Fórum, reforçou a importância de magistrados e servidores estarem atentos à saúde. "É fundamental o bem-estar físico e mental. Como diz o presidente Fernando Tourinho, ter a saúde em equilíbrio contribui para que a gente possa oferecer o melhor serviço para os jurisdicionados".

Ações do DSQV


No último dia 18, o Setor Médico do TJAL promoveu vacinação na sede do Tribunal. Já nos dias 19 e 24 de julho, a iniciativa ocorreu no Fórum de Maceió. As ações tiveram apoio da Secretaria de Saúde da Capital.

De acordo com o diretor do DSQV, Georges Basile, as campanhas tiveram boa procura por parte dos magistrados e servidores. "No Fórum de Maceió tivemos que colocar dois dias porque um só não foi suficiente para abarcar todo mundo".

Ainda segundo o médico, a expectativa é realizar ações do tipo em mais comarcas do interior. "Vamos buscar isso em parceria com as Prefeituras. Esperamos fazer pelo menos em mais três ou quatro municípios de Alagoas", afirmou.

Parceria

A coordenadora do Departamento de Promoção da Saúde da Prefeitura de Arapiraca, Fátima Ramalho, disse que os serviços do órgão são levados a escolas, instituições públicas e empresas. "A gente trabalha com prevenção de doenças e a promoção da saúde, então, buscamos trazer esses serviços para o mais próximo das pessoas".

A coordenadora contou que novas ações no Fórum de Arapiraca estão sendo pensadas. "Estamos conversando para estabelecer um cronograma dessas atividades aqui dentro".