Agreste

Girau do Ponciano celebra dia do Agricultor Familiar com evento em Canafístula do Cipriano

O evento foi realizado no Distrito de Canafístula do Cipriano, um importante polo agrícola do município de Girau

Por 7 Segundos 31/07/2023 07h07
Girau do Ponciano celebra dia do Agricultor Familiar com evento em Canafístula do Cipriano
Girau do Ponciano celebra o dia da Agricultura Familiar - Foto: Assessoria

O Dia do Agricultor Familiar é uma data importante para reconhecer e valorizar o papel essencial que os agricultores familiares desempenham na produção de alimentos, no desenvolvimento sustentável e na preservação das tradições culturais no campo. Com esse intuito, a prefeitura de Girau do Ponciano, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos (SEMAPRH), realizou na última sexta-feira, 28, diversas ações voltadas para essa classe.

O evento foi realizado no Distrito de Canafístula do Cipriano, um importante polo agrícola do município de Girau. Com o apoio do SESCOOP, Codevasf e SENAR, foram oferecidos diversos serviços para os agricultores, como atendimento médico, aplicação de flúor e entrega de kits de escovação, serviços de enfermagem, atividade de promoção social, assistência técnica para produtores rurais e criadores de gado de leite, entre outras.

Durante o evento foram divulgadas algumas das ações da SEMAPRH, como a criação de uma cooperativa mista para dar apoio aos agricultores familiares; assistência técnica para apicultores em parceria com a CODEVASF; capacitação ao grupo de doceiras, mulheres que fabricam e vendem doces para supermercados e restaurantes; apoio aos produtores de leite através do SESCOOP, na produção de queijos nobres e iogurte; incentivo a caprinocultura; cadeia de psicultura; cadeia da olericultura na produção de milho, feijão, mandioca, hortaliças, babata, inhame e outros; assistência técnica aos criadores de bovino de corte, inseminação artificial com todo protocolo gratuito para melhoria genética do seu rebanho. Ainda foram distribuídos diversos implementos para os agricultores cadastrados na SEMAPRH, a exemplo de kits para apicultores, forrageiras e ordenhadeiras mecânicas.

O prefeito David Barros agradeceu e parabenizou aos agricultores pela passagem de seu dia e destacou a importância do Distrito de Canafístula do Cipriano para o desenvolvimento de Girau do Ponciano: “Canafístula, daqui a uns anos, será o coração econômico, a força motriz e financeira de Girau, essas pistas que o município tem feito através da parceria com a Codevasf, ligando Canafístula ao Jaciobá e posteriormente a AL 220, possibilitará isso”. O prefeito David aproveitou a oportunidade para anunciar o pagamento do Auxílio Rural Municipal para o dia 11 de agosto, fortalecendo assim a economia de Girau ainda mais.