Turismo

Setur-AL promove em Penedo última etapa do Plano do Turismo Sustentável

Etapa final dos planos de ação que devem ser implementados pelo município para a sustentabilidade do turismo foi apresentada na terça-feira (1º)na região

Por 7Segundos 02/08/2023 12h12 - Atualizado em 04/08/2023 11h11
Setur-AL promove em Penedo última etapa do Plano do Turismo Sustentável
Setur Alagoas promove audiência pública de Turismo Sustentável em Penedo - Foto: Assessoria

Buscando incentivar o turismo sustentável nas regiões turísticas do estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) promoveu uma audiência pública, nesta terça-feira (01), em Penedo, para apresentar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) aos representantes municipais e estaduais, ao trade turístico e à comunidade local, situada na região Caminho das Águas.

A audiência pública apresentou a conclusão dos planos de ação desenvolvidos ao longo de oficinas realizadas na região turística por quase um ano. Durante estes encontros, foram levantados dados da região e as ações necessárias a serem realizadas nos próximos anos. Com todos os diagnósticos levantados, esta etapa conclui a fase de planejamento, avançando para a fase de implementação das atividades de cada entidade pública ou privada responsável.

De acordo com a superintendente de Infraestrutura Logística do Turismo da Setur-AL, Sandra Villanova, o documento final do PDITS é uma importante ferramenta para dar prosseguimento ao desenvolvimento turístico da região. “As políticas públicas devem estimular o turismo local de forma cada vez mais sustentável para além do meio ambiente. Desenhar soluções que sejam viáveis econômica e administrativamente é fundamental para fortalecer o turismo e beneficiar os moradores da região. Quando a infraestrutura da cidade atende bem à própria população, acaba podendo também receber todos os visitantes nas cidades”, explicou a superintendente.

A realização da audiência deu continuidade às apresentações do plano de ação do PDITS nas regiões do estado. As apresentações foram iniciadas no dia 27 de julho, na região Cânions do São Francisco, quando o município de Delmiro Gouveia realizou a etapa final do plano. Na região turística Costa dos Corais, a audiência pública será apresentada em 3 de agosto, no Complexo Educacional Belmira Lins, no município de Porto de Pedras.