Programa instituído por Luciano Barbosa ajuda Alagoas a conquistar Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
Resultado foi divulgado nesta quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados, em Brasília
Um dos programas instituídos por Luciano Barbosa, quando era secretário estadual de Educação, o Escola 10, mobilizou os municípios com resultados e avanços significativo nas posições de Alagoas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nesta quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados, em Brasília, anunciou os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro pelos trabalhos e ações de destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Alagoas ficou em primeiro lugar com o Cartão Escola 10 e o programa Vem Que Dá Tempo, criados para combater a evasão escolar e para auxiliar quem não concluiu os estudos na idade certa, respectivamente.
O Prêmio Darcy Ribeiro foi instituído no ano de 1998, com o propósito de valorizar as iniciativas de destaque na Educação no Brasil, com a concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a pessoas e/ou entidades.
Depois do Escola 10, instituído por Luciano Barbosa, foram lançados em seguida o Cartão Escola 10, que já distribuiu mais de 318 mil bolsas, enquanto o programa Vem Que Dá Tempo já impactou 44.871 vidas de jovens alagoanos.
Modelo das escolas de tempo integral
Quando o conceito de educação em tempo integral ainda era desconhecido para muitos, Arapiraca mostrou o seu pioneirismo com Luciano Barbosa, que levou o sistema de educação em tempo integral para o Ensino Médio em Alagoas, beneficiando milhares de estudantes em todo o estado.
Foram 62 escolas na rede pública estadual e triplicou o número de escolas com ginásios esportivos, além de valorizar a função de diretor escolar e implantar a meritocracia para escolha dos gerentes das regionais de ensino.
De volta a Arapiraca, como prefeito no terceiro mandato, desde janeiro de 2021 já foram realizadas mais de 170 obras nas áreas da educação, saúde, infraestrutura urbana e outras áreas sociais.
Somente na área da Educação, o prefeito Luciano Barbosa já construiu nesse período seis novas escolas, modernizou e ampliou 34 unidades de ensino e 27 centros de educação infantil (creches). Novas unidades de ensino já foram licitadas e iniciadas as obras de mais 12 creches, que serão entregues até dezembro de 2024 em Arapiraca.
Últimas notícias
Capacitação dos novos guardas municipais da prefeitura de Matriz do Camaragibe reforça o cuidado com a nossa população
Como fazer as melhores compras nas datas comemorativas
Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Batalha
Polícia Civil reforça divulgação de imagens de suspeito de furto em supermercado de Maceió
Entrega de UBS no Distrito Poço: povoado recebe calçamento, iluminação de LED e a garantia de novas obras
SSP de AL monitora identificação de mortos em operação no Rio à procura de 'Nem Catenga', foragido e líder de facção
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
