Segurança

SSP implanta programa Mulher Segura em Senador Rui Palmeira

Em parceria com a AMA, iniciativa vai executar ações preventivas de combate à violência contra mulheres nos municípios

Por 7Segundos com Assessoria 12/08/2023 17h05
SSP implanta programa Mulher Segura em Senador Rui Palmeira
SSP implanta programa Mulher Segura em Senador Rui Palmeira - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Chefia de Políticas de Segurança à Mulher, implementou na cidade de Senador Rui Palmeira, no Sertão Alagoano, o Programa Mulher Segura nos Municípios, que tem como principal objetivo a execução de políticas de prevenção voltadas à redução dos índices de violência de gênero sofrida pelo público feminino.

O lançamento do programa no município sertanejo aconteceu nessa sexta-feira (11) e contou com a presença da chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, coronel Camila Paiva, e da prefeita da cidade e vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jeane Moura, além de vereadores, do ex-prefeito João Carlos Rodrigues, mais conhecido como Joãozinho, e outras autoridades locais.



Para ajudar no combate à violência contra mulheres em todo o estado, o Programa Mulher Segura, que conta com parceria da AMA, inicialmente vai se concentrar no cumprimento às exigências estabelecidas a partir das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incluiu conteúdo sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.

Durante o evento de lançamento, profissionais da rede municipal de ensino também marcaram presença, bem como integrantes da Guarda Municipal, que também vão receber capacitação com foco no protocolo de atendimento humanizado às vítimas durante as ocorrências registradas na cidade.



Para a coronel Camila, essa é uma ótima oportunidade para ampliar a assistência às mulheres vítimas de violência doméstica e também reforçar as ações de prevenção a esse tipo de crime. “Estamos buscando cada vez mais conscientizar a população sobre esse mal que tem atingido tantas mulheres em nosso estado. Cada município que adere ao programa assume um papel colaborativo junto à SSP em prol da segurança pública de modo geral. É um passo importante para a garantia dos direitos das mulheres vulneráveis também”, afirmou a chefe de Políticas de Segurança à Mulher.

O Programa Mulher Segura foi lançado em março deste ano e vem somando ao trabalho preventivo para redução da criminalidade em Alagoas. Em Senador Rui Palmeira, as ações de combate ao crime têm sido intensificadas recentemente também com a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública. A unidade foi entregue à população no último mês de junho e conta com uma Sala Lilás, para atendimento especializado para as mulheres vítimas de violência.