Saúde

Agosto Dourado: Prefeitura de Penedo lança o Programa Cegonha Penedense

O mês de agosto é batizado de Agosto Dourado por ser o mês de maior incentivo ao aleitamento materno

Por 7Segundos 22/08/2023 11h11
Agosto Dourado: Prefeitura de Penedo lança o Programa Cegonha Penedense
Agosto Dourado: Prefeitura de Penedo lança programa Cegonha Penedense - Foto: Assessoria

A semana do bebê começou em Penedo nesta segunda-feira, 21, com abertura oficial e diversas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) que visam garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças.

O evento realizado no Sindspem também foi marcado pelo lançamento do programa Cegonha Penedense durante o Agosto Dourado, mês de maior incentivo ao aleitamento materno.

O Cegonha Penedense apoia as gestantes na realização de todas as consultas pré-natal em unidades da SEMS, garantindo mais saúde para as mamães e bebês, com entrega de enxoval completo para as mulheres no oitavo mês de gestação, desde que esteja com todo acompanhamento pré-natal em dia.

“Pensando nas mamães que não conseguem começar o pré-natal até a 12ª semana ou não completam as consultas, como forma de incentivar, lançamos hoje o Programa Cegonha Penedense, que vai dar para todas as gestantes um kit de enxoval completo, com fralda, banheira, saboneteira, perfume, tudo que tem direito. As enfermeiras dos postos já estão reunindo essas mulheres e, a partir da semana que vem, já vamos distribuir esses enxovais para as gestantes nos postos”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Durante o lançamento do Programa Cegonha Penedense, as gestantes e puérperas participaram de palestra sobre a importância do pré-natal e a amamentação, com a enfermeira obstetra Dannyelly Dayane, com troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas.

“A Semana do Bebê é para ensinar a cuidar do bebê e falar sobre a importância da amamentação. Tudo começa no pré-natal, tudo começa na barriga e o pré-natal é essencial, não pode faltar as consultas, não pode deixar de tomar as vacinas e de receber as orientações no posto. Tudo isso é importante porque é um cuidado com a mãe e o bebê para que não aconteça um parto prematuro”, explica Dannyelly.

Durante toda a semana, a SEMS Penedo vai realizar ações em todos os postos de saúde em comemoração ao Agosto Dourado. Confira o cronograma da Semana do Bebê, por Unidade de Saúde da Família:

21/08/2023
Capela – manhã
Gabriel 05 – tarde
Rosete – manhã
Vitória - manhã

22/08/2023

Oiteiro – tarde

23/08/2023
Cohab – manhã
Itaporanga – manhã
Vila Matias – manhã

24/08/2023
Centro – manhã
Centro de Saúde da Mulher – manhã
Gabriel 04 – manhã
Ponta Mofina – manhã
Palmeira Alta – manhã
Santo Antônio – manhã
São José – manhã
Tabuleiro – manhã

25/08/2023
Cooperativa – manhã
José Edileno – manhã (encerramento)
Raimundinho 08 – manhã
Raimundinho 09 – manhã
Sesi – 25/07 manhã
Santa Margarida – 25/08 manhã

Horários: Manhã, a partir das 8 horas, e à Tarde a partir das 14 horas