Saúde

Estabelecimento é autuado pela Vigilância Sanitária após ser flagrando vendendo produtos vencidos

Ação apreendeu quase meia tonelada de alimentos, bebidas e itens de higiene pessoal fora do prazo de validade

Por 7Segundos com Assessoria 30/08/2023 15h03
Estabelecimento é autuado pela Vigilância Sanitária após ser flagrando vendendo produtos vencidos
Estabelecimento é autuado pela Vigilância Sanitária após ser flagrado vendendo produtos vencidos - Foto: Assessoria

A voz do povo é fundamental para a manutenção da Saúde Pública de Arapiraca. Após denúncia anônima, a Vigilância Sanitária apreendeu cerca de 100 kg de carne e 70 kg de verduras, frutas e hortaliças impróprias para consumo em um supermercado. Também foram encontrados produtos de higiene pessoal e bebidas, que somados aos alimentos, totalizam cerca de meia tonelada.

O estabelecimento, localizado no bairro Eldorado, foi autuado e notificado pela ausência de alvará sanitário, documento com validade de 1 ano que autoriza o funcionamento de estabelecimentos sujeitos a fiscalização da Vigilância de acordo com o Código Sanitário Municipal. No momento da ação, foi aberto um auto de infração que resultará em multa e outras penalidades legais.

O coordenador do órgão, Diego Albuquerque, destacou a importância da denúncia na ação. “Nós tivemos um caso semelhante recentemente, divulgamos o canal de denúncias e em menos de uma semana já conseguimos ter esse retorno. Esta ação é um grande símbolo do poder que o consumidor possui de intervir nessas situações”, explica.

O canal em questão é a Ouvidoria SUS, serviço que dá à população o poder de denunciar, sugerir ou até elogiar os instrumentos da rede de saúde pública do Município, incluindo a Vigilância Sanitária Municipal.

O serviço está disponível de várias formas, presencialmente e online. Confira:

Telefone: 0800 282 3331 ou 3521-1064Presencialmente: Rua José Jailson Nunes, Santa Edwiges, S/N (Prédio do CRIA)E-mail: [email protected]ário Web SUS: ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do