Hospital de Emergência do Agreste terá programação especial do Setembro Amarelo
A equipe multiprofissional, coordenada pela psicóloga Mônica Leal, preparou uma programação especial para levar mais explicações sobre as causas de suicídios
Você não está sozinho! É com este tema que o programa Preparando a Volta para Casa vai realizar uma série de palestras sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O programa é realizado pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, em parceria com o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A equipe multiprofissional, coordenada pela psicóloga Mônica Leal, preparou uma programação especial para levar mais explicações sobre as causas de suicídios. “O HEA é referência para o atendimento a pessoas que tentam tirar a própria vida. Por isso, vamos realizar esta programação voltada para a conscientização em relação ao suicídio”, ressaltou a profissional.
Na próxima segunda-feira (4), a psicóloga Maria Helena Pereira Arruda, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nise da Silveira, vai proferir palestra sobre Prevenção ao Suicídio. A ação, que será realizada nas Enfermarias do HEA, vai ocorrer às 14h.Em seguida, o tema será tratado por Eduardo Augusto de Almeida, psicoterapeuta clínico e especialista em psicologia social. Ele atua com atuação profissional no Lar Semear e Nova Vida, em Arapiraca, além do Divino Pastoreio, em Feira Grande.
No dia 18 de setembro, o tema trabalhado será Drogas e Transtornos Mentais, a partir das 14h. Na oportunidade, o presidente dos Alcoólicos Anônimos (AA) de Arapiraca, Luís Dimas, vai desenvolver e contar histórias reais sobre o assunto para o público formado por pacientes, acompanhantes e servidores presentes nas Enfermarias do HEA. O encerramento da programação especial do Setembro Amarelo será com a participação da psicóloga Mônika Maciel de Araújo, responsável técnica pela comunidade acolhedora Casa Dona Paula, em Arapiraca.
Segundo a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, o Programa Preparando a Volta para Casa está sempre de olho nestes temas que fazem parte do nosso dia a dia de acolhimentos. Para a gestora do maior hospital público do interior do Estado, a ideia é tirar dúvidas e trazer luz a assuntos polêmicos que precisam ser abordados para evitar que novos casos surjam em nossa sociedade.
“Quanto mais informação pudermos levar aos pacientes, acompanhantes e aos nossos servidores, podemos ajudar a salvar vidas. Tornar esse assunto confortável para as pessoas, para que possam procurar ajuda, como diz o tema principal, é fundamental”, declarou Bárbara Albuquerque.
Entusiasta do incentivo às ações de conscientização contra o suicídio, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o HEA desenvolve um trabalho essencial. “Levar às Enfermarias da unidade hospitalar especialistas que ressaltem sobre a prevenção do suicídio é uma ação fundamental e que mostra mais uma ação de humanização para pacientes, acompanhantes e servidores”, ressaltou o gestor da saúde estadual.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
