Queda no número de habitantes pode reduzir cadeiras nas câmaras de três municípios alagoanos
Campo Alegre foi a cidade com maior redução

Três municípios alagoanos enfrentam a possibilidade de reduzir o número de vereadores em suas câmaras municipais nas eleições do próximo ano, de acordo com os resultados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Campo Alegre e Anadia, no Agreste, e Ibateguara, na Zona da Mata, tiveram uma significativa queda no número de habitantes em relação ao censo anterior, o que pode resultar na perda de um total de seis cadeiras nos legislativos municipais.
A cidade de Campo Alegre foi a mais afetada, registrando uma queda populacional de 37,2%, passando de 51.121 habitantes para 32.106 em 2022. Com base nas regras atuais, a cidade reduziria o número de vereadores de 15 para 13, resultando na perda de duas vagas na Câmara Municipal.
O impacto dessas mudanças não se limita apenas à representação parlamentar, pois afeta diretamente o financiamento das prefeituras. O número de habitantes também é um critério fundamental para definir a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No total, 69 cidades alagoanas registraram redução populacional, o que pode resultar em perdas substanciais de receita para essas localidades.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, cada cidade tem um número máximo de vereadores com base na população. O limite varia de nove vereadores em cidades com até 15 mil habitantes a 55 vereadores em municípios com mais de 8 milhões de moradores.
No entanto, o número exato de vagas nas câmaras municipais é definido pela lei orgânica de cada cidade, desde que respeite as normas constitucionais. Isso significa que, embora não possam ter mais vereadores do que o limite estabelecido pela Constituição, as cidades podem ter menos, dependendo de suas necessidades e estruturas.
Últimas notícias

Homem arrasta criança para terreno baldio e é preso por estupro de vulnerável no interior de AL

Jovem conhecido como 'Bruxo' tenta se esconder dentro de igreja é morto a tiros em Maceió

Caso Kel Ferreti ganha repercussão nacional após denúncia no Fantástico expor esquema de rifas ilegais

Bombeiros retomam buscas por criança de seis desaparecida no mar no município de Piaçabuçu

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
