Queda no número de habitantes pode reduzir cadeiras nas câmaras de três municípios alagoanos
Campo Alegre foi a cidade com maior redução
Três municípios alagoanos enfrentam a possibilidade de reduzir o número de vereadores em suas câmaras municipais nas eleições do próximo ano, de acordo com os resultados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Campo Alegre e Anadia, no Agreste, e Ibateguara, na Zona da Mata, tiveram uma significativa queda no número de habitantes em relação ao censo anterior, o que pode resultar na perda de um total de seis cadeiras nos legislativos municipais.
A cidade de Campo Alegre foi a mais afetada, registrando uma queda populacional de 37,2%, passando de 51.121 habitantes para 32.106 em 2022. Com base nas regras atuais, a cidade reduziria o número de vereadores de 15 para 13, resultando na perda de duas vagas na Câmara Municipal.
O impacto dessas mudanças não se limita apenas à representação parlamentar, pois afeta diretamente o financiamento das prefeituras. O número de habitantes também é um critério fundamental para definir a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No total, 69 cidades alagoanas registraram redução populacional, o que pode resultar em perdas substanciais de receita para essas localidades.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, cada cidade tem um número máximo de vereadores com base na população. O limite varia de nove vereadores em cidades com até 15 mil habitantes a 55 vereadores em municípios com mais de 8 milhões de moradores.
No entanto, o número exato de vagas nas câmaras municipais é definido pela lei orgânica de cada cidade, desde que respeite as normas constitucionais. Isso significa que, embora não possam ter mais vereadores do que o limite estabelecido pela Constituição, as cidades podem ter menos, dependendo de suas necessidades e estruturas.
Últimas notícias
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Polícia deflagra Operação Folhas Secas e cumpre mandado contra organização criminosa em Santana Ipanema
Recém-nascida é encontrada dentro da descarga de vaso sanitário na Tailândia
TikToker com mais de 1,5 milhão de seguidores posta 'invasão' a mansão abandonada de príncipe saudita
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
