Participação dos pais é fundamental para evolução dos estudantes especiais, alertam criadores do Cognvox
A especialidade tem mais de 300 alunos e alunas matriculados em 2023 na rede da Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Pais e responsáveis por estudantes neurodivergentes ou com alguma deficiência cognitiva que estudam em escola da Prefeitura de Penedo participaram nesta quinta-feira, 31, de reunião com representantes da Cognvox, plataforma tecnológica inserida na Educação Especial em julho, ação do governo Ronaldo Lopes/João Lucas.
A especialidade tem mais de 300 alunos e alunas matriculados em 2023 na rede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pasta que está sendo procurada por famílias que sabem da qualidade do trabalho e tentam uma reserva para o ano letivo 2024, conforme informa a Coordenadora da Educação Especial, Isabel Neri Trajano.
Os avanços gerados por meio do Programa Penedo Inclusiva têm o reforço da política pública criada por Fabiana Wanderley e Carlos Moreira, pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que alertaram pais e responsáveis sobre a importância da interação com assistentes, professores e gestores da Cognvox.

Um dos pontos abordados na reunião realizada na Escola Municipal Santa Luzia diz respeito às teleconsultas dos psicólogos com pais ou responsáveis por estudantes, contato indispensável para o acompanhamento individualizado proporcionado no Penedo Inclusiva.
Carlos Moreira também frisou a necessidade das respostas dos pais às solicitações de informações do programa e o acompanhamento dos pareceres dos psicólogos, análise de fácil interpretação emitida a cada dois meses sobre a criança/adolescente assistida.
O envolvimento direto dos pais ou responsáveis é imprescindível para a identificação de potenciais ainda desconhecidos dos estudantes e também para o enfrentamento aos preconceitos que prejudicam a socialização dos neurodivergentes.

O encontro também mostrou aos pais como utilizar a plataforma Cognvox, disponível na web e no tablet que todo estudante/família tem acesso, página de fácil navegação.
E para quem não pode comparecer à reunião, a orientação da Semed é procurar os assistentes do Programa Penedo Inclusiva/Cognvox que fazem o acompanhamento dos estudantes. Assista ao vídeo abaixo:
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
