Participação dos pais é fundamental para evolução dos estudantes especiais, alertam criadores do Cognvox
A especialidade tem mais de 300 alunos e alunas matriculados em 2023 na rede da Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Pais e responsáveis por estudantes neurodivergentes ou com alguma deficiência cognitiva que estudam em escola da Prefeitura de Penedo participaram nesta quinta-feira, 31, de reunião com representantes da Cognvox, plataforma tecnológica inserida na Educação Especial em julho, ação do governo Ronaldo Lopes/João Lucas.
A especialidade tem mais de 300 alunos e alunas matriculados em 2023 na rede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pasta que está sendo procurada por famílias que sabem da qualidade do trabalho e tentam uma reserva para o ano letivo 2024, conforme informa a Coordenadora da Educação Especial, Isabel Neri Trajano.
Os avanços gerados por meio do Programa Penedo Inclusiva têm o reforço da política pública criada por Fabiana Wanderley e Carlos Moreira, pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que alertaram pais e responsáveis sobre a importância da interação com assistentes, professores e gestores da Cognvox.

Um dos pontos abordados na reunião realizada na Escola Municipal Santa Luzia diz respeito às teleconsultas dos psicólogos com pais ou responsáveis por estudantes, contato indispensável para o acompanhamento individualizado proporcionado no Penedo Inclusiva.
Carlos Moreira também frisou a necessidade das respostas dos pais às solicitações de informações do programa e o acompanhamento dos pareceres dos psicólogos, análise de fácil interpretação emitida a cada dois meses sobre a criança/adolescente assistida.
O envolvimento direto dos pais ou responsáveis é imprescindível para a identificação de potenciais ainda desconhecidos dos estudantes e também para o enfrentamento aos preconceitos que prejudicam a socialização dos neurodivergentes.

O encontro também mostrou aos pais como utilizar a plataforma Cognvox, disponível na web e no tablet que todo estudante/família tem acesso, página de fácil navegação.
E para quem não pode comparecer à reunião, a orientação da Semed é procurar os assistentes do Programa Penedo Inclusiva/Cognvox que fazem o acompanhamento dos estudantes. Assista ao vídeo abaixo:
Últimas notícias
Promoção vira dor de cabeça: jornalista alagoano compra PS5 e recebe saco de cuscuz
Homem sequestrado em Garanhuns, foge pulando de porta-malas e é encontrado em Palmeira dos Índios
Homem é preso por ameaçar mulher com faca no pescoço e empurrá-la em Arapiraca
Autor de áudios com ameaças de roubo no Verão Massayó é preso com cocaína em Maceió
Polícia aborda suspeito com longa ficha criminal e descobre mandado em aberto em Arapiraca
Presidente Marcelo Beltrão anuncia lote extra de inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
