Mundo

Carta escrita há 3 mil anos mostra adolescente irritado com a mãe

Jovem escreveu a carta por volta de 1792 a 1750 a.C

Por 7Segundos com Terra 08/09/2023 15h03
Carta escrita há 3 mil anos mostra adolescente irritado com a mãe
Carta escrita há 3 mil anos mostra adolescente irritado com a mãe - Foto: Reproduçao

Uma carta de um adolescente babilônico, endereçada à mãe dele por volta de 1792 a 1750 a.C., viralizou no TikTok na quinta-feira, 7. O documento, escrito por Iddin-Sin, mostra o jovem irritado com a mãe em razão do estado de suas roupas.

De acordo uma tradução fornecida pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, na Inglaterra, o texto original da carta começa de maneira respeitosa. Porém, logo em seguida, o jovem dá início às suas reclamações. 

“Diga à senhora Zinû: Iddin-Sin envia a seguinte mensagem: Que os deuses Šamaš, Marduk e Ilabrat mantenham você para sempre com boa saúde por minha causa". Em seguida: "As roupas dos cavalheiros melhoram a cada ano; você reduz minhas roupas de ano para ano”, reclama.

“Você ficou rica reduzindo e reduzindo minha roupa?", questiona. "Enquanto a lã é consumida como pão em nossa casa, você reduziu minhas roupas”. O filho de Adad-iddinam, cujo pai é funcionário do meu pai, está usando duas roupas novas. Você continua se preocupando com minha única peça de roupa”, argumenta.

A carta de Iddin-Sin para Zinû é conhecida por sua designação técnica TCL 18 111. O texto está presente em uma tábua de cartas escavada em Larsa e agora mantida no Museu do Louvre, em Paris.