Blitz psicológica recebe o apoio da população em Arapiraca
O pioneirismo da ação foi festejado com o apoio da população. A Blitz Psicológica realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca em parceria com a Uninassau trouxe à tona as emoções de condutores e pedestres e como elas interferem no comportamento de cada um no trânsito.
A ação contou com a participação de integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar (NDM) e dos Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e de Fiscalização da SMTT (agentes de trânsito), além de profissionais e estudantes dos cursos de psicologia e fisioterapia da Uninassau.
Com a presença do Zé Máforo, brindes e panfletos foram distribuídos enquanto condutores e pedestres respondiam um questionário com perguntas sobre a relação entre emoção e comportamento no trânsito.

José Barbosa dos Santos, de 68 anos, taxista há 37 anos, considerou importante a atividade falando das emoções. “A gente vai se orientando e se controlando no dia a dia de estresse. É preciso ter bom senso e paciência. Esta ação nos faz sempre lembrar sobre este controle emocional para evitar discussões e até uma tragédia”, disse o taxista.
“É uma rotina desgastante porque muita gente só pensa em si, desrespeita a lei, não respeita o próximo. Por isso é preciso ter muita calma para não tomar atitudes. Deste jeito a gente também consegue salvar vidas”, explicou o mototaxista Paulo Roberto da Silva.

“Estamos chamando a atenção para o cuidado em relação ao equilíbrio emocional no trânsito. É uma ação pioneira com a Uninassau para sensibilizar os condutores para cuidar da saúde mental. Uma briga ou discussão pode levar a uma tragédia”, comentou a psicóloga Marcela Braz, integrante do NDM da SMTT.
“O trânsito é um relacionamento de encontro de rotinas, vidas, histórias. E esta relação precisa ser harmoniosa. Vejo que gentileza é a palavra chave neste momento. Estamos muito felizes com a participação dos profissionais e estudantes nesta parceria muito importante com a SMTT de Arapiraca”, afirmou Julyanna Melo, coordenadora do curso de psicologia da Uninassau Arapiraca.

Para Josenildo Souza, a ação pioneira abre novas possibilidades de atividades em busca de um trânsito saudável para todos. “É um orgulho muito grande ver como estamos ampliando as ações e os olhares para nossa sociedade. Fazer cada um refletir sobre comportamento no trânsito é uma forma importante para salvar vidas”, revelou o superintendente da SMTT Arapiraca.
Últimas notícias
Homem fica ferido após acidente com moto em trecho da AL-220 em Arapiraca
Maceió celebra virada do ano com programação do Réveillon de Todos Nós
Bell Marques comanda arrastão na orla marítima no primeiro dia do ano em Maceió
Maceió não registra acidentes fatais por eventos climatológicos em 2025
Corpo não identificado é encontrado em Ibateguara
Mega da Virada: Apostas para prêmio de R$ 1 bilhão acabam em cinco dias
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
