Educação

Campus Arapiraca da Ufal completa 17 anos com o sonho da emancipação

Projeto encabeçado pelo deputado federal Daniel Barbosa prevê criação da Universidade Federal do Agreste de Alagoas

Por 7Segundos 18/09/2023 14h02 - Atualizado em 18/09/2023 14h02
Campus Arapiraca da Ufal completa 17 anos com o sonho da emancipação
Complexo de Ciências Médicas da Ufal Arapiraca - Foto: Assessoria

O Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completou, no último sábado (16), dezessete anos de história, impulsionando a educação superior na Capital do Agreste e em toda região, dando oportunidade para que milhares de jovens do interior do estado possam transformar suas vidas.

Dezessete anos após sua inauguração, a Ufal Arapiraca vive um momento de esperança, em busca de novos rumos com a possibilidade de se emancipar e se transformar em Universidade Federal do Agreste de Alagoas.

O projeto, encabeçado em Brasília pelo deputado federal Daniel Barbosa (PP), tem o apoio do reitor Josealdo Tonholo, que foi recentemente reeleito, do diretor do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, além do corpo docente, técnicos e estudantes.

A iniciativa deve trilhar os mesmos caminhos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), cuja sede fica em Garanhuns.

O processo de emancipação da Ufal Arapiraca tem sido pauta constante de encontros entre o deputado Daniel Barbosa e o reitor Josealdo Tonholo.

Acompanhados de uma equipe técnica da universidade, eles participaram de uma audiência no MEC para tratar do assunto junto à diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara, e a secretária de Educação Superior, Denise Pires Carvalho.

Na ocasião, ficou acordado que um grupo de trabalho será criado para que seja feita a análise de viabilidade da emancipação. A comissão será formada por técnicos da Ufal e do Ministério da Educação.

É importante destacar que o Campus da Ufal em Arapiraca possui uma estrutura já consolidada, com 23 cursos de graduação e três mestrados.