Emancipação do Campus de Arapiraca da Ufal ampliará acesso de estudantes do interior
Apenas 13% dos jovens entre 18 e 24 anos estão cursando o Ensino Superior em Alagoas_
A criação da Universidade Federal do Agreste de Alagoas, a partir da emancipação do campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se tornou um sonho para estudantes, professores, técnicos e moradores do Agreste. Um dos principais benefícios será a ampliação do acesso dos alagoanos que moram no interior aos cursos de graduação disponibilizados na instituição.
Estima-se que apenas 13% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados em algum curso de nível superior. O dado é muito abaixo da média nacional, que seria de 33%, segundo o próprio reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.
Em entrevista recente à Rede Antena 7, Tonholo defendeu a iniciativa de emancipação e apresentou alguns dados sobre a educação superior em Alagoas.
“A gente apoia integralmente essa discussão. Alagoas só tem 13% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos na universidade, enquanto o Brasil hoje tem como meta 33%. A gente está há cerca de um terço da meta e isso significa que o governo federal tem que investir muito ainda em nosso estado. A eventual criação da Universidade Federal do Agreste implica não só em reposicionamento do campus Arapiraca mas também expansão”, explicou Tonholo.
Ainda segundo o reitor, apesar do campus já contar com importantes cursos da área da saúde, a exemplo de Medicina e Enfermagem, outras formações são necessárias para desenvolver o setor no interior de Alagoas.
“A área da saúde carece de várias outras formações, como fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia. O estado de Alagoas precisa desses profissionais. A discussão (sobre a emancipação) envolve toda a comunidade acadêmica e a gente precisa ter um projeto sólido para apresentar ao governo federal, lembrando que toda e qualquer deliberação não depende da Universidade Federal de Alagoas, mas de uma política federal de expansão das universidades, e a gente já tem uma sinalização de que esses estudos têm que ser feitos pelo MEC e pela presidência da república, por isso estamos estimulando que se faça um projeto denso, muito bem feito, para garantir que a gente tenha sucesso nessa empreitada”, finalizou.
O processo de emancipação da Ufal Arapiraca tem sido pauta constante de encontros entre o deputado Daniel Barbosa e o reitor Josealdo Tonholo.

Acompanhados de uma equipe técnica da universidade, eles participaram de uma audiência no MEC para tratar do assunto junto à diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara, e a secretária de Educação Superior, Denise Pires Carvalho.
Na ocasião, ficou acordado que um grupo de trabalho será criado para que seja feita a análise de viabilidade da emancipação. A comissão será formada por técnicos da Ufal e do Ministério da Educação.
É importante destacar que o Campus da Ufal em Arapiraca possui uma estrutura já consolidada, com 23 cursos de graduação e três mestrados.
Outros benefícios
A emancipação do campus tende a promover uma série de benefícios para Arapiraca e toda região. Dentre as principais estão: desenvolvimento econômico, atração de investimentos, formação de recursos humanos qualificados, produção de conhecimento e pesquisa, desenvolvimento cultural e artístico, melhoria da infraestrutura, desenvolvimento social, estímulo ao empreendedorismo, aumento da população estudantil e melhoria da educação básica.
Últimas notícias
Sem resolver problemas da água, Águas do Sertão/CONASA recorre à Justiça para iniciar obras de esgoto em Penedo
Carro desgovernado atinge muro de residência e deixa feridos em Joaquim Gomes
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
