Eleição para conselheiro tutelar movimenta cenário político de Arapiraca neste domingo
Dezesseis candidatos disputam dez vagas na Capital do Agreste
Neste domingo, 1º de outubro, Arapiraca se une ao restante do país em um importante processo democrático: a eleição para conselheiros tutelares. Essa eleição, que ocorre em diferentes cidades do Brasil, tem como objetivo eleger os representantes que atuarão em defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo um futuro mais seguro e promissor para as futuras gerações.
A Capital do Agreste conta com dois Conselhos Tutelares em atividade, abrangendo diversas áreas da cidade e comportando cinco conselheiros cada. Com a eleição deste ano, serão eleitos dez conselheiros, que terão a responsabilidade de zelar pelos direitos e bem-estar dos jovens arapiraquenses.
Os Candidatos
Dezesseis candidatos estão na corrida para se tornar conselheiros tutelares em Arapiraca, cada um com sua visão e propostas para contribuir com a comunidade. Os candidatos são:
Jalma Fázio - 11
Netinho Cavalcante - 12
Severino Angelino - 13
Claudinho Albuquerque - 14
Lásaro Lopes - 15
Edson Júnior - 16
João Evaristo - 17
Camila Barbosa - 18
John Lennon Scott - 19
Rejane Barros - 21
Weslem Santana - 22
Joelma Araújo - 23
Rita Lima - 24
Jullyana Torres - 25
Margarete Oliveira - 26
Elaine Sales - 27
Esses candidatos têm a oportunidade de moldar a realidade das crianças e adolescentes da cidade, promovendo uma atuação comprometida e responsável para um futuro mais seguro e promissor.
Sobre órgão
O Conselho Tutelar é uma peça-chave na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Seu papel se estende à defesa contra a violência, abusos e negligências, assegurando um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento saudável das gerações futuras.
A eleição, que acontece das 8h às 17h na Escola Estadual Costa Rêgo/Uneal, é uma oportunidade para a população arapiraquense escolher os indivíduos que estarão na linha de frente dessa defesa, representando os interesses das crianças e adolescentes.
Todo cidadão de Arapiraca em dia com a Justiça Eleitoral pode participar da votação, basta levar o Título de Eleitor e um documento oficial com foto. Faça sua parte e contribua para um futuro mais seguro e promissor para nossas crianças e adolescentes.
O Portal 7Segundos promoveu uma série de entrevistas com os candidatos a conselheiro tutelar em Arapiraca. Apesar do convite ter sido feito a todos os 16 postulantes ao cargo, através da intermediação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), apenas cinco deles responderam o questionário encaminhado.
Confira as matérias abaixo:
Elaine Sales: "Conselho Tutelar não é um órgão de punição, mas de garantia de direitos"
Severino Angelino: "É necessário acompanhar de perto as demandas das crianças e adolescentes para garantir desenvolvimento saudável"
Rita Lima: "É preciso conscientizar a população e o poder público da importância do Conselho Tutelar"