Saúde

Outubro Rosa: lançamento da campanha promove conscientização e serviços de saúde feminina

Ação aconteceu nesta terça-feira em mais uma parceria de sucesso realizada com o Partage Arapiraca Shopping

Por 7Segundos com Assessoria 04/10/2023 09h09
Outubro Rosa: lançamento da campanha promove conscientização e serviços de saúde feminina
A campanha foilançada no Partage Arapiraca Shopping - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está pintando o mês de outubro de rosa para conscientizar sobre a importância de prevenir e controlar o câncer de mama. A campanha deste ano foi iniciada com uma ação em parceria com o Partage Arapiraca Shopping, que aconteceu nesta terça-feira (3).

A programação, que vai das 11h às 21h no primeiro dia, inclui marcação de mamografia, coleta de citologia e orientação ao público. Nos dias 4 e 5, o horário é diferente: das 10h às 17h. Além disso, a campanha também conta com a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”, disponível nas instalações do shopping durante o horário de funcionamento.

O lançamento contou a presença do prefeito Luciano Barbosa, da secretária de Saúde, Jackelline Barbosa, da coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Layza Oliveira, e de toda a equipe da secretaria. Também se fizeram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os vereadores Leo Saturnino e Wellington Magalhães, e mulheres que superaram a doença e foram homenageadas.

“Neste mês de outubro, todas as ações de saúde da mulher serão intensificadas, em eventos como este e também nas unidades básicas, tudo isso para que possamos orientar, cuidar e promover o bem-estar das mulheres do nosso município”, explica a secretária Jackelline.

Ela também salienta que a uma parte da responsabilidade em diagnosticar a doença é da própria mulher, que deve tratar o autoexame como um hábito e observar os sinais com atenção. Aproximadamente 80% dos casos são descobertos por elas mesmas, o que permite um diagnóstico precoce e um tratamento menos agressivo, com maiores chances de cura.

Cuide-se


Além de ser o tipo que mais acomete mulheres, o câncer de mama também é o de maior taxa de mortalidade no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos em 2023. Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor (geralmente endurecido), pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja e alterações no mamilo, com saída espontânea de líquido.

A porta de entrada para o diagnóstico e tratamento da doença é a Unidade Básica de Saúde. Na identificação de algum sintoma, através do autoexame, a orientação é procurar uma UBS de referência e garantir diagnóstico precoce e tratamento tranquilo.