Outubro Rosa: lançamento da campanha promove conscientização e serviços de saúde feminina
Ação aconteceu nesta terça-feira em mais uma parceria de sucesso realizada com o Partage Arapiraca Shopping
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está pintando o mês de outubro de rosa para conscientizar sobre a importância de prevenir e controlar o câncer de mama. A campanha deste ano foi iniciada com uma ação em parceria com o Partage Arapiraca Shopping, que aconteceu nesta terça-feira (3).
A programação, que vai das 11h às 21h no primeiro dia, inclui marcação de mamografia, coleta de citologia e orientação ao público. Nos dias 4 e 5, o horário é diferente: das 10h às 17h. Além disso, a campanha também conta com a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”, disponível nas instalações do shopping durante o horário de funcionamento.
O lançamento contou a presença do prefeito Luciano Barbosa, da secretária de Saúde, Jackelline Barbosa, da coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Layza Oliveira, e de toda a equipe da secretaria. Também se fizeram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os vereadores Leo Saturnino e Wellington Magalhães, e mulheres que superaram a doença e foram homenageadas.
“Neste mês de outubro, todas as ações de saúde da mulher serão intensificadas, em eventos como este e também nas unidades básicas, tudo isso para que possamos orientar, cuidar e promover o bem-estar das mulheres do nosso município”, explica a secretária Jackelline.
Ela também salienta que a uma parte da responsabilidade em diagnosticar a doença é da própria mulher, que deve tratar o autoexame como um hábito e observar os sinais com atenção. Aproximadamente 80% dos casos são descobertos por elas mesmas, o que permite um diagnóstico precoce e um tratamento menos agressivo, com maiores chances de cura.
Cuide-se
Além de ser o tipo que mais acomete mulheres, o câncer de mama também é o de maior taxa de mortalidade no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos em 2023. Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor (geralmente endurecido), pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja e alterações no mamilo, com saída espontânea de líquido.
A porta de entrada para o diagnóstico e tratamento da doença é a Unidade Básica de Saúde. Na identificação de algum sintoma, através do autoexame, a orientação é procurar uma UBS de referência e garantir diagnóstico precoce e tratamento tranquilo.
Últimas notícias
Homem e dois adolescentes são levados à delegacia por tráfico em Estrela de Alagoas
Polícia divulga imagens para identificar autores de homicídio na Jatiúca
Operação termina com suspeito morto, dois presos e arsenal apreendido em Maceió
Homem é preso com mais de três quilos de cocaína na Baixa da Onça, em Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio na Grota da Alegria, em Maceió
[Vídeo] Câmeras registram homem furtando farmácia no Tabuleiro do Martins
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
