Outubro Rosa: lançamento da campanha promove conscientização e serviços de saúde feminina
Ação aconteceu nesta terça-feira em mais uma parceria de sucesso realizada com o Partage Arapiraca Shopping
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está pintando o mês de outubro de rosa para conscientizar sobre a importância de prevenir e controlar o câncer de mama. A campanha deste ano foi iniciada com uma ação em parceria com o Partage Arapiraca Shopping, que aconteceu nesta terça-feira (3).
A programação, que vai das 11h às 21h no primeiro dia, inclui marcação de mamografia, coleta de citologia e orientação ao público. Nos dias 4 e 5, o horário é diferente: das 10h às 17h. Além disso, a campanha também conta com a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”, disponível nas instalações do shopping durante o horário de funcionamento.
O lançamento contou a presença do prefeito Luciano Barbosa, da secretária de Saúde, Jackelline Barbosa, da coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Layza Oliveira, e de toda a equipe da secretaria. Também se fizeram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os vereadores Leo Saturnino e Wellington Magalhães, e mulheres que superaram a doença e foram homenageadas.
“Neste mês de outubro, todas as ações de saúde da mulher serão intensificadas, em eventos como este e também nas unidades básicas, tudo isso para que possamos orientar, cuidar e promover o bem-estar das mulheres do nosso município”, explica a secretária Jackelline.
Ela também salienta que a uma parte da responsabilidade em diagnosticar a doença é da própria mulher, que deve tratar o autoexame como um hábito e observar os sinais com atenção. Aproximadamente 80% dos casos são descobertos por elas mesmas, o que permite um diagnóstico precoce e um tratamento menos agressivo, com maiores chances de cura.
Cuide-se
Além de ser o tipo que mais acomete mulheres, o câncer de mama também é o de maior taxa de mortalidade no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos em 2023. Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor (geralmente endurecido), pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja e alterações no mamilo, com saída espontânea de líquido.
A porta de entrada para o diagnóstico e tratamento da doença é a Unidade Básica de Saúde. Na identificação de algum sintoma, através do autoexame, a orientação é procurar uma UBS de referência e garantir diagnóstico precoce e tratamento tranquilo.
Últimas notícias
Justiça nega prisão preventiva de suspeito de arrastar influenciadora com carro em Maceió
Colisão deixa motociclista morto em Marechal Deodoro
Torcida do Flamengo protesta contra Lula, Congresso e STF
Mulher morde abdômen de marido para tentar cessar agressões em Palmeira
Mulher é assassinada a facadas no bairro Mata do Rolo em Rio Largo
Mãe de alagoano morto na Guerra da Ucrânia pede ajuda para trazer corpo ao Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
