Outubro Rosa: lançamento da campanha promove conscientização e serviços de saúde feminina
Ação aconteceu nesta terça-feira em mais uma parceria de sucesso realizada com o Partage Arapiraca Shopping
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está pintando o mês de outubro de rosa para conscientizar sobre a importância de prevenir e controlar o câncer de mama. A campanha deste ano foi iniciada com uma ação em parceria com o Partage Arapiraca Shopping, que aconteceu nesta terça-feira (3).
A programação, que vai das 11h às 21h no primeiro dia, inclui marcação de mamografia, coleta de citologia e orientação ao público. Nos dias 4 e 5, o horário é diferente: das 10h às 17h. Além disso, a campanha também conta com a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”, disponível nas instalações do shopping durante o horário de funcionamento.
O lançamento contou a presença do prefeito Luciano Barbosa, da secretária de Saúde, Jackelline Barbosa, da coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Layza Oliveira, e de toda a equipe da secretaria. Também se fizeram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os vereadores Leo Saturnino e Wellington Magalhães, e mulheres que superaram a doença e foram homenageadas.
“Neste mês de outubro, todas as ações de saúde da mulher serão intensificadas, em eventos como este e também nas unidades básicas, tudo isso para que possamos orientar, cuidar e promover o bem-estar das mulheres do nosso município”, explica a secretária Jackelline.
Ela também salienta que a uma parte da responsabilidade em diagnosticar a doença é da própria mulher, que deve tratar o autoexame como um hábito e observar os sinais com atenção. Aproximadamente 80% dos casos são descobertos por elas mesmas, o que permite um diagnóstico precoce e um tratamento menos agressivo, com maiores chances de cura.
Cuide-se
Além de ser o tipo que mais acomete mulheres, o câncer de mama também é o de maior taxa de mortalidade no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos em 2023. Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor (geralmente endurecido), pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja e alterações no mamilo, com saída espontânea de líquido.
A porta de entrada para o diagnóstico e tratamento da doença é a Unidade Básica de Saúde. Na identificação de algum sintoma, através do autoexame, a orientação é procurar uma UBS de referência e garantir diagnóstico precoce e tratamento tranquilo.
Últimas notícias
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Alpargatas caem na bolsa em meio à polêmica política
Justiça mantém prisão de Kel Ferreti após audiência de custódia em Maceió
Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
