Pacientes do Hospital de Emergência do Agreste serão acompanhados por médicos do Einstein via telemedicina
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi selecionado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, para participar do projeto Telescope 2. Este projeto, que é implementado em parceria com o Hospital Albert Einstein, visa aprimorar a qualidade de cuidados prestados a pacientes críticos, internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que passam a ser assistidos por meio da telemedicina e da colaboração multidisciplinar.
De acordo com a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, a unidade será acompanhada por uma equipe do Hospital Albert Einstein ao longo de 25 meses. Diariamente, a equipe do Einstein realizará visitas virtuais e avaliações dos pacientes da UTI Geral, em estreita colaboração com a equipe local.
Através de uma avançada câmera de alta resolução, os médicos do Einstein poderão visualizar detalhes importantes do quadro de saúde dos pacientes, incluindo a avaliação da pupila. Essa tecnologia permitirá discussões detalhadas e personalizadas sobre o tratamento de cada paciente. Uma comitiva de profissionais, liderada pela diretora-geral do HEA, esteve em São Paulo para conhecer o sistema e os equipamentos que serão utilizados.
“O projeto trará benefícios significativos para nossos pacientes, pois teremos o suporte de um centro médico de excelência como o Albert Einstein. Além disso, vai aprimorar nossa capacidade de gestão de qualidade e cuidados nas nossas UTIs”, afirmou Bárbara Albuquerque.
O projeto Telescope 2 envolve a realização de um ensaio cujo foco é avaliar o impacto das intervenções e cuidados realizados via telemedicina em pacientes graves internados na UTI. A hipótese é que a participação da equipe multidisciplinar, quando associada a visitas diárias, terá um impacto importante no tratamento dos pacientes.
Essa iniciativa no HEA representa um avanço na prestação de cuidados de saúde e na busca contínua por melhores resultados para os pacientes, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. “Assistência à saúde se faz com investimento em equipamentos de ponta, técnicos capacitados e na aplicação de técnicas avançadas e minimamente invasivas. Por isso, o fato de o Ministério da Saúde escolher o HEA para participar do projeto Telescope 2, que será executado em parceria com o Hospital Albert Einstein, vai qualificar, ainda mais, a assistência aos pacientes no maior hospital do interior do Estado”, salientou.
Últimas notícias
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
