Saúde

[Vídeo] Feira Grande zera a fila de atendimentos médicos no mês de setembro

O município comemorou a ação que em sua 1ª etapa, realizou mais de 5.200 atendimentos médicos, entre consultas, exames e cirurgias

Por 7Segundos 07/10/2023 13h01 - Atualizado em 07/10/2023 15h03
[Vídeo] Feira Grande zera a fila de atendimentos médicos no mês de setembro
Prefeito Flávio do Chico da Granja ao lado de secretários municipais e vereadores - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Neste sábado (07), a prefeitura de Feira Grande, município do Agreste de Alagoas, comemorou a conclusão da 1ª etapa do "Feira Zerou a Fila", ação que conseguiu, como o próprio nome diz, zerar a fila de espera da população feiragrandense que precisava de atendimento médico no município agora no mês de setembro.

As ações, vinculadas ao programa "Saúde Já", implantado pelo município na gestão do prefeito Flávio do Chico da Granja, conseguiu realizar 1.411 consultas com mais de 20 especialistas (angiologista, cardiologista, endocrinologista, neurologista, dentre outros) e 3.854 exames de mais de 20 especialidades (ecocardiograma, colposcopia, ressonância, tomografia, mamografia, dentre outros), além de duas cirurgias, totalizando 5.267 atendimentos médicos num período de apenas 30 dias.

Assista ao vídeo sobre a reportagem:

Todas as equipes que participaram das ações estiverem presentes na solenidade, que ainda ofereceu à população presente, a realização de alguns serviços básicos de saúde, como a vacinação infantil, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis. O presidente da Câmara de Municipal de Feira Grande, vereador Alexandre Morcef, também esteve presente, acompanhado por outros vereadores.   

Público presente contou também com alguns serviços básicos de saúde oferecidos no local. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O prefeito Flávio do Chico da Granja ressaltou o empenho dos profissionais envolvidos com o "Feira Zerou a Fila" e lembrou do esforço do município em realizar o desafio e cumprir a meta.

"Mesmo contando com repasses a quem das necessidades do município para podermos cumprir com a nossa responsabilidade em relação ao atendimento à saúde da população, nós conseguimos zerar a fila de espera na saúde em Feira Grande agora no mês de setembro, e isso se deve em grande parte ao empenho de toda a equipe envolvida, desde a secretária de saúde, agentes de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos, todas as pessoas que encararam esse desafio, pelo bem da população", disse o prefeito Flávio do Chico da Granja.

Prefeito Flávio do Chico da Granja durante ação do "Feira Zerou a Fila". Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A primeira dama e secretária de educação de Feira Grande, Patrícia Medeiros, destacou a importância desta ação para os feiragrandenses.

"Saúde não pode esperar, por isso estas ações realizadas pela gestão do prefeito Flávio do Chico da Granja são tão importantes. Nós temos que nos preocupar com a dor do outro, com a espera, muitas vezes longa, então poder zerar esse atendimento é uma conquista muito importante pela saúde das pessoas que vivem aqui. As demandas na área da saúde sempre vão existir, o ciclo vai recomeçar e nós estaremos preparados para realizar outra ação como esta mais pra frente", destacou Patrícia Medeiros.

População lotou o espaço durante comemorações pelo "Feira Zerou a Fila". Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Para a secretária de Saúde de Feira Grande, Crislaine Eules, todo o aparato foi planejado para que nenhum feiragrandense deixasse de ser atendido.

"Os exames e demais atendimentos que não não podiam ser feitos aqui, nós encaminhamos para a cidade de Arapiraca, ofertando transporte para as pessoas e toda a estrutura necessária para essa fila de espera deixasse de existir, como acabou acontecendo e agradeço também a toda a equipe pelo empenho e dedicação, vamos agora recomeçar o trabalho e planejar já a segunda etapa do Feira Zerou a Fila", ressaltou a secretária de Saúde, Crislaine Eules.

A ação comemorativa do "Feira Zerou a Fila" contou ainda com o sorteio de prêmios para a população atendida. As pessoas preencheram um cupom para concorrer a brindes como máquinas de lavar, forno microondas, fritadeiras elétricas, ventiladores, bicicletas e duas motocicletas, uma delas sorteada para os usuários do sistema de saúde, e a outra, para os profissionais da área de saúde.

Prêmios sorteados com a população atendida durante o "Feira Zerou a Fila". Foto: Giovani Luiz-7Segundos

Ainda teve show com a cantora arapiraquense Samila Lima, que se apresentou acompanhada por dois músicos de sua banda, animando o público presente com um repertório que contou com MPB, forró, axé e samba.

Cantora Samila Lima durante apresentação no "Feira Zerou a Fila", em Feira Grande. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos