Justiça

Moradores esperam solução para problemas causados pela Vale Verde após audiência com a Justiça Federal nesta terça (10)

Para os moradores, a proximidade entre a Mineradora e as casas dos moradores e todos os seus danos terá um novo capítulo amanhã

Por 7Segundos 09/10/2023 16h04 - Atualizado em 09/10/2023 17h05
Moradores esperam solução para problemas causados pela Vale Verde após audiência com a Justiça Federal  nesta terça (10)
Ação da mineradora estaria causando danos à comunidade, segundo relato dos moradores - Foto: Reprodução

Moradores do município de Craíbas, localizado no Agreste de Alagoas, que residem próximos a Mineradora Vale Verde, instalada no mesmo município, informaram que irão participar nesta terça-feira (10) às 10h00 da manhã, da Primeira Audiência Pública de Conciliação, convocada pela justiça federal.

A audiência será realizada na 8ª Vara da Justiça Federal em Arapiraca, localizada no bairro Santa Edwiges. Segundo Tancredo Barbosa, um dos moradores afetados pelos serviços realizados pela Vale Verde após sua instalação em Craíbas, a Defensoria Pública da União, na pessoa do defensor público Diego Alves, vai representar os moradores durante a audiência.

"A proximidade entre a área de mineração e as casas da região, é sem sombra de dúvidas, o fator causador de todos esses inúmeros problemas que os moradores vem enfrentando diariamente. Todos devem imaginar que ser vizinho de uma área de exploração não deve ser nada fácil. Amanhã terá um novo capítulo nessa história", afirmou o morador Tancredo Barbosa.

Tancredo lembrou ainda que foi por meio das denúncias feitas através de vídeos e paralização das vias, algumas delas, inclusive com cobertura do Portal7Segundos, que os moradores conseguiram que a Defensoria Pública da União entrasse no contexto para auxiliá-los nesse cenário tão complicado para quem vive nos arredores da mineradora.

Os moradores estão se organizando para marcarem presença na audiência de conciliação, com autorização da DPU, através de um pequeno grupo.

"Tudo para que Craíbas não entre para história de maneira trágica, assim como ocorreu nas cidades de Brumadinho e Mariana", complementou Tancredo. 

A unidade da Mineradora Vale Verde começou a operar em Craíbas em junho de 2021.