Governador participa de inauguração da nova sede de associação de plantadores de cana em Coruripe
Setor alagoano é responsável pela movimentação de R$ 2 bilhões em exportações este ano, apontam dados do Governo Federal
O governador Paulo Dantas participou nesta terça-feira (10), em Coruripe — no litoral Sul de Alagoas —, da inauguração da nova sede da Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar do Vale do Coruripe (Asprovac), entidade que presta uma série de serviços a cerca de 400 associados da região, entre eles assessorias jurídica e técnica. O novo espaço conta com uma sala de reuniões, área para treinamento, auditório para mais de 50 pessoas e um galpão.
Na ocasião, o governador lembrou da importância do setor para a economia alagoana, ressaltando que a indústria açucareira é uma das que mais empregam no estado. Dados do Novo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia revelam que o setor acumula um estoque de 57.070 empregos com carteira assinada este ano.
“Os pequenos produtores se unem para buscar mais tecnologia, para melhorar sua rentabilidade, para se conectar com o que há de mais moderno. O setor canavieiro é um dos setores mais importantes para a economia do nosso estado. Estamos aqui para dar todo o suporte e condições legais e fiscais, criarmos a melhor logística possível para que o setor continue promovendo o desenvolvimento para o nosso estado”, ressaltou o governador.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a exportação de açúcar representa 70% do total vendido por Alagoas a outros países. De janeiro a setembro deste ano, a comercialização desse produto no mercado internacional rendeu US$ 397 milhões — o equivalente a R$ 2 bilhões no câmbio atual. O volume representa um aumento de 66,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em valores absolutos, significam US$ 158 milhões a mais na passagem de um ano para o outro.
O presidente da Asprovac, Clovis Lemos Farias Filho, lembra que a associação nasceu há 22 anos para suprir uma lacuna na assistência ao pequeno e médio produtor rural da região. Tanto que do total de associados, quase a metade — 176 — produzem menos de uma tonelada de cana de açúcar, e são, por isso, considerados pequenos produtores. “A nossa ideia é justamente ajudar esse segmento, prestando uma série de serviços, como sistema de monitoramento agrícola, projetos e financiamentos, mapeamentos topográficos, adubação e corretivos, análises de solo, entre outros", enumerou.
Estiveram presentes à inauguração o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, o deputado estadual Henrique de Carvalho Beltrão — o Henrique Chicão —, secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, o presidente da Câmara de Vereadores de Coruripe, Dalmo Porto, representantes da Usina Coruripe, que construiu a nova sede, estimada em R$ 500 mil, além de produtores rurais da região.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
