Alagoas

Governador Paulo Dantas promove mudanças no secretariado do Governo de Alagoas

Alterações acontecem em quatro pastas e trazem nomes de perfil técnico

Por 7Segundos com Assessoria 11/10/2023 06h06
Governador Paulo Dantas promove mudanças no secretariado do Governo de Alagoas
Governador Paulo Dantas promove mudanças no secretariado do Governo de Alagoas - Foto: Assessoria

O governador Paulo Dantas anunciou, nesta terça-feira (10), algumas mudanças no secretariado do Governo de Alagoas. Marcius Beltrão deixa a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para conduzir um novo projeto de seu grupo político, que permanece aliado com a indicação da empresária Alice Beltrão para o comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). De perfil técnico, a empresária é uma novidade na gestão.

Já para Seduc, retorna a ex-secretária Roseane Vasconcelos, que estava no Gabinete Civil, e é professora de carreira e esteve neste cargo durante a maior parte de 2022. Para o seu lugar anterior, assume o atual secretário especial de Relações Institucionais, Felipe Cordeiro – que, inclusive, já comandou a pasta em 2019. Ambos também contam com um perfil técnico de destaque em suas áreas.

Segundo Paulo, as alterações acontecem em um momento positivo e adequam os grupos políticos que compõem sua base política e administrativa, tanto que ele permanece com quadro técnicos conduzindo áreas importantes do governo. Outro ponto importante é o desmembramento de ações da Sedics com uma nova missão para ex-secretária.

Já que Caroline Balbino deixa a Sedics, mas permanecerá no governo com a criação da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). Ela foi fundamental para construção da agenda positiva nas missões com China, Portugal e Uruguai, bem como na atração de investimentos para Alagoas nos últimos anos. O projeto de criação será encaminhado para Assembleia Legislativa.

A Serfi ficará responsável pela condução dos escritórios de São Paulo e Brasília, bem como a política de energias renováveis e o Alagoas Feita a Mão, como braços que são estratégicos para o Estado nesta construção de uma relação permanente com outras unidades federativas e nações.

QUEM SÃO

Gabinete Civil

Felipe Cordeiro é formado em Direito e mestre em Direito Público pela Ufal. Foi Chefe de Gabinete, secretário executivo de Gestão Interna e Secretário-Chefe do Gabinete Civil em 2019. Atualmente respondia como Secretário Especial de Relações Institucionais do Gabinete Civil.

Sedics

Alice Beltrão é formada em Publicidade. Ela já atuou na Comunicação do Ministério da Ciência e Tecnologia; depois foi para subchefia no Gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro entre 2009 a 2017. Em seguida, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social no Município de Feliz Deserto até 2020. Atualmente estava dedicando-se aos negócios da família.

Seduc

Roseane Vasconcelos é formada em História e Pedagogia. Professora concursada da rede estadual de ensino e também do Município de Maceió há mais de 20 anos. Foi diretora escolar, gerente regional e secretária-adjunta. Em 2022, assumiu a Secretaria Estadual de Educação. Estava na Secretaria do Gabinete Civil desde abril deste ano.

Serfi

Caroline Balbino é advogada com 19 anos de experiência na área empresarial. Foi conselheira estadual da OAB. Integrou o Conselho de Contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas. Estava no comando da área de Desenvolvimento Econômico do Estado desde maio de 2022.