MPAL realiza mais uma vistoria por meio do projeto 'Barragem Segura'
Na visita, constatou-se a necessidade de melhorias estruturais para que a barragem possa operar com segurança

O Ministério Público de Alagoas, através do projeto “Barragem Segura”, esteve no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, para a realização de mais uma vistoria nesta sexta-feira (20). Na visita, constatou-se a necessidade de melhorias estruturais para que a barragem possa operar, de fato, com segurança. No que se refere à parte documental, necessária à regularização, a promotora de Justiça Lavínia Fragoso destaca que o proprietário vem atendendo as orientações dos órgãos fiscalizadores.
“Trata-se de uma barragem que foi construída há muitos anos, por isso a metodologia aplicada era diferente do que se aplica hoje. Por conta disso, os vertedouros não conseguiram dar conta das fortes chuvas que ocorreram neste ano. O rio terminou transbordando, provocando certo impacto ambiental na jusante da barragem. Obras de engenharia serão necessárias para corrigir isso”, informou a promotora de Justiça.
Os projetos prevendo as melhorias estruturais deverão ser elaborados e apresentados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com cópia para o MP, que acompanhará o andamento, aprovação e execução das obras.
Segurança
O Plano Nacional de Segurança de Barragens determina que os proprietários elaborem um Plano de Segurança, documento que traz uma série de medidas a serem adotadas em caso de acidentes ou catástrofes. Sobre essa documentação, Luciano Lopes, geógrafo da Semarh, informou que os proprietários da barragem visitada nesta sexta vêm atendendo todas as orientações no sentido de promover a construção do Plano.
“A vistoria realizada hoje teve como objetivo avaliar as solicitações que foram feitas pela Semarh e o cumprimento delas pelo proprietário. Verificamos que houve uma evolução dos quesitos que foram solicitados e observamos que o empreendedor vem buscando a melhoria do seu barramento”, relatou o representante da Secretaria.
No início deste mês, o projeto “Barragem Segura” realizou fiscalizações em outras duas barragens no município de Quebrangulo e Coruripe.
Últimas notícias

Petrobras tem lucro líquido de R$ 26 bilhões no segundo trimestre

Deputado Alexandre Ayres reforça mobilização pela inclusão da vacina contra Meningite B no SUS

Completando 8 anos de história, Filarmônica de Alagoas traz a 8ª edição do Clássicos do Rock

Torcedores com bilhete do sorteio da moto assistem ao jogo do ASA de graça

Saques da poupança superam depósitos em R$ 6,25 bilhões em julho

Prefeitura de Penedo promove reflexão sobre violência contra a mulher com exibição de filmes e roda de conversa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
