MPAL realiza mais uma vistoria por meio do projeto 'Barragem Segura'
Na visita, constatou-se a necessidade de melhorias estruturais para que a barragem possa operar com segurança
O Ministério Público de Alagoas, através do projeto “Barragem Segura”, esteve no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, para a realização de mais uma vistoria nesta sexta-feira (20). Na visita, constatou-se a necessidade de melhorias estruturais para que a barragem possa operar, de fato, com segurança. No que se refere à parte documental, necessária à regularização, a promotora de Justiça Lavínia Fragoso destaca que o proprietário vem atendendo as orientações dos órgãos fiscalizadores.
“Trata-se de uma barragem que foi construída há muitos anos, por isso a metodologia aplicada era diferente do que se aplica hoje. Por conta disso, os vertedouros não conseguiram dar conta das fortes chuvas que ocorreram neste ano. O rio terminou transbordando, provocando certo impacto ambiental na jusante da barragem. Obras de engenharia serão necessárias para corrigir isso”, informou a promotora de Justiça.
Os projetos prevendo as melhorias estruturais deverão ser elaborados e apresentados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com cópia para o MP, que acompanhará o andamento, aprovação e execução das obras.
Segurança
O Plano Nacional de Segurança de Barragens determina que os proprietários elaborem um Plano de Segurança, documento que traz uma série de medidas a serem adotadas em caso de acidentes ou catástrofes. Sobre essa documentação, Luciano Lopes, geógrafo da Semarh, informou que os proprietários da barragem visitada nesta sexta vêm atendendo todas as orientações no sentido de promover a construção do Plano.
“A vistoria realizada hoje teve como objetivo avaliar as solicitações que foram feitas pela Semarh e o cumprimento delas pelo proprietário. Verificamos que houve uma evolução dos quesitos que foram solicitados e observamos que o empreendedor vem buscando a melhoria do seu barramento”, relatou o representante da Secretaria.
No início deste mês, o projeto “Barragem Segura” realizou fiscalizações em outras duas barragens no município de Quebrangulo e Coruripe.
Últimas notícias
Dia do Evangélico será marcado pelo Louva Palmeira e show de Isadora Pompeo
Irmã de médica presa por matar ex-marido pede guarda provisória da sobrinha
Semarh emite estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de AL
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Loja é arrombada pela terceira vez na Rua 30 de Outubro, em Arapiraca
HEA capta córneas e rins e dá chance de nova vida a quatro pessoas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
