Cine Penedo será reinaugurado na abertura do Circuito Penedo de Cinema 2023
O espaço cultural será reaberto ao público no próximo dia 13 de novembro
A 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema será aberta com um marco histórico para o audiovisual alagoano e nacional: a retomada do uso do Cine Penedo, o primeiro cinema da cidade histórica.
Localizado ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico, o Cine Penedo funcionou durante três décadas, de 1950 a 1980. Passados mais de 40 anos, o espaço cultural será reaberto ao público no próximo dia 13 de novembro.
Sem uso, o imóvel foi adquirido pelo IPHAN Alagoas e cedido para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição que visa estimular a produção audiovisual em Penedo.
A obra realizada com financiamento do BNDES tem a participação efetiva da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas, tanto no apoio político quanto na desapropriação de área lateral ao cinema.
Assim, a recuperação do espaço cultural é resultado de “um conjunto de forças e iniciativas que proporcionaram a restauração do edifício histórico e a aquisição de mobiliário e equipamentos para a retomada de seu funcionamento”, conforme destaca a Ufal no comunidade enviado à Prefeitura de Penedo, informando a data de reinauguração do Cine Penedo.
13 ª edição do Circuito Penedo de Cinema
Com recorde de filmes inscritos em 2023 – 841 produções – o Circuito Penedo de Cinema tem toda a programação gratuita para o público, nos três festivais competitivos e na única mostra não competitiva.
A edição deste ano traz o 16º Festival do Cinema Brasileiro, o 13º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 13ª Mostra de Cinema Infantil.
O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult). Conta, ainda, com o patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
