Arapiraca

Feriado em homenagem aos mortos movimenta cemitérios e comércio de flores em Arapiraca

Floriculturas devem permanecer abertas enquanto o comércio em geral, repartições e bancos, fecham

Por 7Segundos 02/11/2023 07h07
Feriado em homenagem aos mortos movimenta cemitérios e comércio de flores em Arapiraca
Milhares de pessoas são esperadas no cemitério Pio XII, em Arapiraca - Foto: Sete Segundos

O feriado de 02 de novembro, Dia de Finados, é reservado às homenagens aos entes queridos, já falecidos. É quando as pessoas, de maneira geral, procuram ir aos cemitérios para visitar os túmulos e orar pelos parentes e amigos que já se foram.

Em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, a expectativa é grande em relação à movimentação nos cemitérios da cidade, especialmente no maior deles, o Pio XII, localizado no bairro Baixa Grande, onde, tradicionalmente, a movimentação já começa na véspera com a presença dos vendedores de flores, coroas, arranjos, velas e fósforos, instalados na calçada da frente do cemitério, em barracas padronizadas. Isso, sem contar com as barracas de lanches. 

Muita gente também já comparece ao cemitério na véspera para fazer ou acompanhar a limpeza dos túmulos e sepulturas, feita muitas vezes por pessoas que também aproveitam esse período para ganhar um dinheiro extra fazendo esse trabalho.

Calçadas com barracas de flores no Pio XII. Foto: Sete Segundos

O cemitério Pio XII abriu os portões por volta das 04h30 com uma programação que inclui a celebração de missas ao longo do dia, encerrando o horário de visita aos túmulos por volta das 18h00.

Arapiraca tem 13 cemitérios municipais ao todo, e um particular, o Previda, ex-São Francisco, localizado no bairro Guaribas, que também vai realizar a celebração de missas neste feriado. As celebrações, no caso do Previda, estão marcadas para às 10h00 e para às 16h30. Também haverá a apresentação de um saxofonista no decorrer do dia.

Segundo a Prefeitura de Arapiraca, neste feriado, o horário de funcionamento dos cemitérios é especial. O Pio XII funciona das 4h40 às 18h, enquanto os demais cemitérios funcionam das 5h às 18h. Há também uma programação de missas em algumas unidades do município, confira:

Pio XII – 5h, 7h, 9h, 15h e 17h

Santo Antônio – 16h30

Cemitério João Batista / Canaã – 16h30

Pau D’Arco – 7h

Cemitério São José / Baixa da Onça – 15h30

Cemitério Nossa Senhora Aparecida / Genipapo – 15h30

Comércio

Com exceção das floriculturas, que devem permanecer abertas neste Dia de Finados, por tradição, o comércio em Arapiraca deve fechar as portas nesta quinta-feira, com exceção de alguns supermercados, padarias, lanchonetes, restaurantes e farmácias.

Nesta quarta (01), Sindilojas Arapiraca emitiu um comunicado informando que os comerciantes e lojistas podem abrir as portas neste dia 02, caso queiram, desde que observem a legislação trabalhista vigente e negociem com os colaboradores, o pagamento das horas extras trabalhadas ou a folga.

Comunicado do Sindilojas sobre feriado do dia 02. Foto: assessoria

Já os bancos e repartições públicas, fecham as portas em Arapiraca neste dia 02 de novembro, retornando ao funcionamento na sexta-feira.

O Partage Arapiraca Shopping anunciou que vai funcionar em seu horário normal neste feriado.