Arapiraca

Espaços de convívio social transformam a vida dos arapiraquenses

Novos equipamentos públicos promovem bem-estar e mais qualidade de vida

Por 7Segundos 09/11/2023 07h07
Espaços de convívio social transformam a vida dos arapiraquenses
Espaços de convívio social transformam a vida dos arapiraquenses - Foto: Assessoria/PMA

Os encontros familiares, a interação entre os moradores e o lazer de crianças, adultos e idosos ganharam um novo impulso, com a implantação de espaços de convívio social em muitos bairros e povoados de Arapiraca.

A moderna concepção arquitetônica desses espaços com projetos de acessibilidade promovem o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas, aliviando as tensões e o estresse do dia a dia.

A Praça da Bíblia, localizada no bairro Santa Esmeralda, era um sonho alimentado havia mais de 30 anos pelos moradores da localidade.

O espaço conta com área permeável, piso intertravado, piso tátil e rampas de acessibilidade para as pessoas com dificuldades de locomoção.

Dona Isabel Alves Pereira, antiga morador do lugar lembra que antes só havia no local muito mato, lixo e lama em época de chuva.

Mas a gestão do prefeito Luciano Barbosa também construiu áreas de convívio social em outros bairros da cidade.

Em abril deste ano, os moradores de Massaranduba, Planalto e Bonsucesso receberam um amplo espaço de lazer com mais de três mil metros quadrados de área, incluindo campo de futebol society, playgrounds, equipamentos de ginástica, quadra de esportes com alambrado, paisagismo e iluminação em LED.

No bairro Arnon de Mello, as famílias da localidade ganharam a Praça Gilberto Quintino, que possui moderna arquitetura e ampla área verde com vários equipamentos sociais.

Os bairros Canafístula, Baixa Grande, Primavera, Brasília, Novo Horizonte e Itapoã também foram contemplados com novas áreas de convívio urbano.

Na comunidade quilombola de Pau d'Arco, o prefeito Luciano Barbosa entregou aos moradores a tão sonhada praça ao lado da igreja.

A Área Verde Dom Constantino Luers foi ampliada com novos espaços de convívio social, beneficiando centenas de famílias de vários bairros da cidade. 

CENTRO NOVO

Com mais de 1,5 quilômetros de obras inauguradas, a Ciclovia do Trabalhador é outro importante espaço de convívio urbano. O prefeito Luciano Barbosa já entregou as três primeiras etapas nos trechos entre os bairros Capiatã, Eldorado e Baixão. Outros 400 metros já avançam até o bairro Primavera e devem ser inaugurados nas próximas semanas.

Por meio da Secretaria de Infraestrutura, já foram iniciadas as obras de revitalização completa do centro comercial de Arapiraca.

Com recursos da ordem de R$ 5.070.219,21, o projeto inclui a recuperação das galerias de águas pluviais, recuperação das jardineiras e canteiros; obras de acessibilidade, recuperação das escadarias, reconstrução dos três quiosques, modernização do ponto de táxi, substituição do piso de pedra portuguesa por piso cimentício; piso cimentício drenante; novo sistema de iluminação em LED e Internet 100% subterrânea, bem como a recuperação do palco cultural na Praça Bom Conselho.

Cada etapa da obra está sendo compartilhada com a classe empresarial de Arapiraca, com o propósito de tornar o centro de Arapiraca mais bonito, seguro e atrativo para os moradores e visitantes.