Brasileiros e familiares entram em lista de estrangeiros que vão deixar Gaza
Liberação acontece nesta quinta-feira (9) após sete listas de estrangeiros sem cidadãos do Brasil

A lista de estrangeiros que deixarão a Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10) pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi divulgada, nesta quinta-feira (9), com o nome de 33 brasileiros e familiares.
São 22 pessoas com dupla nacionalidade brasileiros-palestinos, nove palestinos e dois de outros países.
Ao todo, são 34 brasileiros no local. A primeira relação não incluía a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos que foi autorizada a cruzar a fronteira e se tornou célebre pelos vídeos gravados em meio ao conflito.
Segundo informaram fontes do Itamaraty à CNN nesta sexta-feira (10), a avó da jovem foi incluída na lista.
Fontes do governo brasileiro informaram que a exclusão da avó pode ser “mero erro”, mas afirmaram que foram feitas “gestões e pedidos” para incluí-la.
Na oitava lista são relacionadas 595 pessoas.
Veja a relação da liberação por país:
Estados Unidos: 14 pessoas
Canadá: 266 pessoas
Romênia: 107 pessoas
Indonésia: 6 pessoas
Polônia: 26 pessoas
Brasil: 34 pessoas
Rússia: 85 pessoas
Índia: 7 pessoas
Albânia: 14 pessoas
China: 10 pessoas
Dinamarca: 4 pessoas
Alemanha: 6 pessoas
Holanda: 2 pessoas
Nova Zelândia: 12 pessoas
Malásia: 2 pessoas.
Liberação após sete listas
A liberação dos brasileiros acontece após sete listas de estrangeiros sem cidadãos do país.
Até o momento, aproximadamente 4.026 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza:
1ª lista: cerca de 480 estrangeiros
2ª lista: 576 estrangeiros
3ª lista: 571 estrangeiros
4ª lista: 599 estrangeiros
5ª lista: 605 estrangeiros
6ª lista: 601 estrangeiros
7ª lista: não houve divulgação
8ª lista: 594 pessoas.
A CNN adiantou na última quinta-feira (9) que o grupo de brasileiros havia recebido a autorização para deixar o enclave.
Após a informação ser divulgada pela CNN, ela foi confirmada pelo Itamaraty, que, em comunicado, afirmou que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, “assegurou” ao ministro Mauro Vieira “que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros.
As autoridades brasileiras estão trabalhando com a previsão de a aeronave da Presidência da República deixar o Egito rumo ao Brasil no sábado (11).
A expectativa é que o desembarque em Brasília aconteça na manhã de domingo (12). O roteiro inclui três paradas técnicas: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e Recife, já no Brasil.
O grupo de brasileiros está dividido entre duas cidades palestinas: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis.
Lula pretende receber brasileiros na Base Aérea de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília.
Segundo auxiliares, Lula já havia avisado que faria o gesto antes mesmo da confirmação de que o Brasil estará na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos a ser divulgada nesta sexta-feira.
Durante todo o processo de intensa negociação diplomática para que o grupo pudesse deixar a região do conflito entre Israel e Hamas, Lula fez questão de falar pelo telefone com os nacionais que estão em Gaza e se comprometeu a trazê-los de volta ao Brasil.
Lula também falou com os presidentes de Israel, Egito e Autoridade Palestina, numa soma de esforços de seu governo para garantir que os brasileiros pudessem deixar a região.
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
