Mais de 1.800 exames de prevenção à saúde da mulher foram realizados em Penedo durante o Outubro Rosa
Durante todo o mês, foram realizadas 902 coletas de citologia nos postos de saúde
A Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), comemora o sucesso da campanha Outubro Rosa. O trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero resultou em 1.818 exames para a população feminina, principalmente de baixa renda.
Durante todo o mês, foram realizadas 902 coletas de citologia nos postos de saúde. Já no Centro de Diagnóstico, a SEMS realizou 581 mamografias, zerando a fila de espera para este exame, além de 335 ultrassons de mama.
Além dos serviços que totalizam 1.818 procedimentos proporcionados pela Secretaria de Saúde de Penedo, a gestão da pasta intensificou ações na rede básica, promovendo educação em saúde, testes rápidos, consultas com médicos e enfermeiras, vacinação, citologia em mulheres de 25 a 64 anos e a solicitação de mamografia.

Ações são importantes para a prevenção. Foto: Secom/PMP
Os mutirões de mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, sem a necessidade de encaminhamento médico e ultrassons mamários, aconteceram no Centro de Diagnóstico para todas as mulheres que estavam com as suas solicitações inseridas no sistema.
Para encerrar a campanha, todos os postos de saúde da zona urbana e no Centro de Diagnóstico realizaram no dia 31 de outubro, o Dia D Noturno, com atendimentos para mulheres que não puderam realizar os exames durante o dia. A novidade teve grande adesão das usuárias que eram encaminhadas do posto até o Centro de Diagnóstico para realizar o procedimento.
“Nossas ações são diárias e constantes na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, mas a gente enfatiza mais sobre o assunto e dá maior suporte para as unidades debaterem com a população durante o Outubro Rosa”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Uma quantidade grande de exames foi realizada durante as ações. Foto: Secom/PMP
Sobre a iniciativa inédita, o Dia D noturno, Waninna informa que o Centro de Diagnóstico funcionou até a última paciente ser atendida. “Tudo para atingir o máximo de mulheres possíveis na luta contra essas doenças. Aproveito para agradecer e parabenizar todos os funcionários da SEMS neste momento de informação, prevenção e acolhimento a todas as mulheres penedenses”, acrescenta a gestora da SEMS.
A Prefeitura de Penedo oferta os exames de citologia, mamografia e ultrasom durante o ano todo, além de ampliar no Outubro Rosa, política pública permanente de combate ao câncer de mama, tipo que mais causa óbito em mulheres, e do cólo de útero, também com grande incidência de morte por falta, principalmente, do diagnóstico precoce.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
