Cultura

Músico alagoano é jurado na 24ª edição do Grammy Latino

A cerimônia de premiação será no Centro de Conferências e Exposições (FIBES), em Sevilha, na Espanha

Por 7Segundos com Assessoria 15/11/2023 12h12
Músico alagoano é jurado na 24ª edição do Grammy Latino
Janu Leite é um dos jurados do Grammy Latino 2024 - Foto: Assessoria

O músico alagoano Janu, natural de Arapiraca, agora está seguindo para o Velho Continente. Um artista negro nato indo para a Europa colonizadora mostrar o seu latim via Latam.

Ele pegou voo direto para a 24ª edição do Grammy Latino, que ocorrerá pela primeira vez desde seu início fora dos EUA, nesta quinta-feira (16). A cerimônia de premiação será no Centro de Conferências e Exposições (FIBES), em Sevilha, na Espanha.

Tendo recentemente lançado seu álbum “Miolo do Oxente”, Janu, também pela primeira vez, foi um dos jurados do evento. Ele agora está integrado como membro da Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação.

Esta nova edição homenageará os melhores trabalhos da música latina lançados de 1 de junho de 2022 a 31 de maio de 2023.

“É uma certificação das coisas que eu fiz, quero fazer — tenho que fazer. É o reflexo disso. É uma honra integrar na academia e me sinto muito honrado de representar minha terra. Uma galera excelente de Alagoas já foi indicada nesta premiação, como Djavan e Hermeto Pascoal. Para os próximos anos, a correria é eu e uma galera de Arapiraca ser indicado, um dia quem sabe”, diz ele, com seu humor típico.

Segundo o músico arapiraquense — que atualmente também é secretário-adjunto Municipal de Cultura, Lazer e Juventude —, ele ouviu centenas de bandas este ano, devido ao Grammy Latino.

“Virei fã de muita coisa! Indiquei diversas grupos musicais fantásticos em 15 categorias, fora as 4 principais. Esse exercício de ouvir e reouvir me ajudou bastante a ter um panorama do que vem sendo feito no Brasil e na América Latina, como um todo. A nossa Música, a música latina é mesmo algo único e plural, ao mesmo tempo. A língua flui”, pontua Janu.

O evento contará com apresentação dos artistas María Becerra, Bizarrap, Feid, Carin León, Christian Nodal, Alejandro Sanz, Kany García e Rauw Alejandro. A cantora Laura Pausini será homenageada como a Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação antes da cerimônia, tornando-se a 1ª artista de herança não ibérica/ibero-americana a receber essa honraria.

A maior premiação da música latina também será transmitida no Brasil em dois canais do Grupo Globo: no Bis e no Globoplay.

Neste 2023, diversos artistas brasileiros estarão na disputa por uma estatueta do Grammy Latino, entre eles IZA, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Martinho da Vila, Roberta Sá, Thiaguinho, Xênia França, Gabriel Sater e a saudosa Marília Mendonça (1995-2021).