Sertão

Moradores de Santana do Ipanema tentam quebrar canos da Águas do Sertão em protesto pela falta de água

Sem água em casa há várias semanas, os moradores da Travessa Santa Sofia se juntaram para quebrar a tubulação

Por 7Segundos 22/11/2023 16h04 - Atualizado em 22/11/2023 18h06
Moradores de Santana do Ipanema tentam quebrar canos da Águas do Sertão em protesto pela falta de água
Momento em que um morador arranca os paralelepípedos da rua - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os moradores da Travessa Santa Sofia, próxima ao bairro Lajeiro Grande, em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, se revoltaram com a falta de água na comunidade, que já dura semanas e decidiram, na manhã desta quarta-feira (22), quebrar os canos da concessionária Águas do Sertão.

Um vídeo que circula nas redes sociais, feito pela reportagem da Rádio Milênio, mostra um morador com uma barra de ferro pontiaguda arrancando os paralelepípedos da rua na tentativa de localizar o cano mestre da empresa para quebrar a tubulação. Um outro morador aparece nas imagens com uma picareta em mãos. Todos reclamam e se mostram indignados sobre o problema da falta de água na comunidade.

De acordo com as informações levantadas no local, os moradores ameaçavam danificar o cano que passa pela Travessa Santa Sofia, em Santana do Ipanema, que viria de uma adutora, localizada na cidade vizinha, Olho D´água das Flores.

Eles pediam a presença no local de representantes da concessionária Águas do Sertão, responsável pela distribuição de água no município e caso isso não acontecesse, ou seja, nenhum representante da empresa comparecesse ao local, eles iriam cumprir o que estavam determinados a fazer.

Alguns moradores afirmam que estão sem água já há meses. Outros, reclamam que a falta de água está afetando a higiene das crianças, que precisam tomar banho. Eles também reclamam que a conta cobrando o pagamento da tarifa da água não atrasa, ao contrário do fornecimento de água, interrompido já há algumas semanas, segundo a denúncia.

Águas do Sertão

A redação do 7Segundos entrou em contato com a concessionária Águas do Sertão, que informou que repudia o que considera ato de vandalismo contra a rede de abastecimento em Santana do Ipanema e que no  momento do protesto uma equipe da empresa já estava em campo trabalhando para solucionar o problema da falta de água na Travessa Santa Sofia, provocado, segundo a Águas do Sertão, por uma obstrução na rede. 

A empresa emitiu uma nota sobre o assunto:

Nesta quarta-feira (22), enquanto técnicos da Águas do Sertão trabalhavam para retomar o abastecimento na travessa Santa Sofia, em Santana do Ipanema, interrompido em virtude de uma obstrução na rede, algumas pessoas, em suposto protesto pela falta de água, realizaram atos de vandalismo danificando intencionalmente outros pontos da rede local.

A concessionária reforça que tal tipo de atitude configura-se como um atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública (Art. 265) e que tomará as providências legais cabíveis.

Sobre a manutenção emergencial, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final da tarde de hoje e que o abastecimento seja normalizado gradativamente nas horas seguintes.

Os clientes que necessitarem de informações adicionais podem entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento da Águas do Sertão no 0800 000 2122 (24 horas, com chamada de voz e WhatsApp), pelo novo aplicativo da concessionária, disponível para Android e IOS, ou pelo site www.aguasdosertao.com.

Foto

A Águas do Sertão também enviou à redação do 7Segundos uma foto da equipe de técnicos em campo, trabalhando na manutenção da rede de abastecimento de água.

Equipe da Águas do Sertão realizando trabalho em Santana do Ipanema. Foto: assessoria/Águas do Sertão