Prefeitura convoca criadores de bovinos para vacinar rebanhos contra a febre aftosa
Vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de 0 a 2 anos
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está convocando todos os criadores de bovinos e bubalinos da região para vacinar os animais de 0 a 2 anos contra a febre aftosa.
A campanha iniciada no dia 1 de novembro está na etapa final e será encerrada no dia 30, mas após a compra da vacina, o criador tem até o dia 15 de dezembro para declarar que seus animais estão devidamente imunizados.
Segundo o zootecnista da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Maicon, a campanha acontece em duas etapas anuais e toda equipe está empenhada em fazer desta segunda etapa um sucesso. Ele destaca que os técnicos da secretaria estão indo a campo e também se colocam à disposição para tirar dúvidas na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e o vírus de um animal infectado pode circular em uma distância de cerca de 250 km. O bovino ou bubalino contaminado apresenta febre, aftas na boca, inflamação no casco, para de comer e pode chegar a óbito.
Já que o animal infectado não pode ser comercializado, a incidência de casos da doença impacta diretamente a economia de toda uma cadeia produtiva, que envolve o pequeno, o médio e o grande produtor.
O zootecnista também destaca que um foco de febre aftosa em Arapiraca pode causar a suspensão da tradicional feira de animais, que ocorre também em cidades como Campo Grande e São Sebastião.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
