Política

Deputado Daniel Barbosa parabeniza Arapiraca, município alagoano com as melhores notas no Enem 2023

O parlamentar alagoano é membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Por 7Segundos 24/11/2023 16h04
Deputado Daniel Barbosa parabeniza Arapiraca, município alagoano com as melhores notas no Enem 2023
Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

O recente resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou uma excelente performance dos estudantes de Arapiraca, colocando a cidade alagoana em evidência nacional. O levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) destacou a Capital do Agreste como o município de Alagoas com as melhores notas no ranking do Enem.

Com um desempenho que a coloca no 105º lugar entre mais de 5 mil municípios brasileiros, Arapiraca alcançou 569,51 pontos, superando cidades importantes do Nordeste, como Campina Grande, João Pessoa, Aracaju e Salvador.

Em resposta a esse reconhecimento, o deputado federal Daniel Barbosa, que é arapiraquense e membro titular da Comissão de Educação na Câmara Federal, expressou sua satisfação nas redes sociais: "Arapiraca é destaque nacional com melhores notas no Enem em Alagoas. Tenho muito orgulho de ver a nossa cidade sendo reconhecida pelo esforço dos nossos professores e alunos! Educação é minha prioridade e sempre será! Parabéns a todos."

Os dados, provenientes do Ranking de Competitividade dos Municípios (Inep 2022), foram analisados no estudo "Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem", conduzido pela edtech AIO Educação. Os pesquisadores utilizaram informações de desempenho colhidas do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prefeito Luciano Barbosa, por sua vez, ressaltou a importância desse feito, afirmando: "Estamos muito alegres em ver Arapiraca ocupando um lugar de destaque entre os municípios brasileiros com melhores notas no Enem. Isso mostra que estamos no caminho certo. A educação é o melhor caminho para transformar verdadeiramente a vida das pessoas e projetar um futuro melhor para os nossos jovens."

O destaque no Enem vem em um momento oportuno, logo após a realização das primeiras etapas das provas em 2023, evidenciando o empenho e a qualidade educacional dos estudantes de Arapiraca. Este reconhecimento reforça a importância do investimento e da dedicação tanto dos professores quanto dos alunos, colocando a cidade no mapa da excelência educacional no país.