Secretaria de Agricultura e Emater apresentam projetos de fomento e cooperação técnica a municípios alagoanos
Investimento é superior a R$ 33 milhões; estimativa é que mais de 7 mil famílias sejam beneficiadas
O Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) apresentaram, nesta segunda-feira (27), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), projeto de cooperação técnica e o Projeto de Fomento às Atividades Produtivas Rurais para representantes de 56 municípios. As ações, que têm como foco fomentar a atividade agropecuária e beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social, foram direcionadas a municípios do Médio e Alto Sertão, Agreste, Baixo São Francisco e Grande Mata Alagoana.
Com um investimento de mais de R$ 33 milhões, o Projeto de Fomento às Atividades Produtivas Rurais é uma iniciativa de inclusão produtiva executada através de um acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Cidadania, Emater e Seagri. A estimativa é que mais de 7 mil famílias sejam beneficiadas até 2026.
Os municípios convocados foram definidos a partir dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), priorizando a população quilombola, indígena e aqueles municípios que foram atingidos pelas enchentes no primeiro semestre desse ano, conforme decreto do Governo de Alagoas.
A secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, e o diretor-presidente da Emater, Moisés Leandro, destacaram a importância da pactuação dos termos de cooperação técnica entre o Governo os municípios, para a prestação de assistência técnica.
“Essa é uma medida que aproxima e integra Estado e municípios, de maneira que haja a melhor assistência técnica possível aos agricultores familiares de Alagoas. O exercício desse acordo aprimora a execução, principalmente, do Programa de Fomento [Às Atividades Produtivas Rurais], emissão de Cadastro Único da Agricultura Familiar (CAF) e do Programa de Aquisição de Alimentos”, pontua Moisés Leandro.

Ações tem como foco as famílias em situação de vulnerabilidade social. Foto: assessoria
Os Termos de Cooperação são renovados a cada ano. Para o exercício de 2024, os municípios convocados receberam, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um ofício para manifestar interesse. As informações devem ser enviadas pelas prefeituras até o dia 14 de dezembro.
"O governador Paulo Dantas sabe da importância da agricultura para o desenvolvimento do estado, por isso, considera uma das suas prioridades, principalmente na diminuição da insegurança alimentar e combate a fome em Alagoas. A reunião de hoje ajudou a sensibilizar para que os municípios sejam um dos parceiros na ampliação da assistência técnica no campo, porque a gente sabe que, onde tem extensão rural, a produção é maior e gera a médio prazo um impacto econômico para os municípios", acredita a secretária Carla Dantas.
Foram convocados os municípios de Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Batalha, Belém, Belo Monte, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Canapi, Capela, Carneiros, Colônia Leopoldina, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Flexeiras, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Joaquim Gomes, Major Izidoro, Marechal Deodoro, Monteirópolis, Murici, Olho D’Água do Casado, Olho D’Água das Flores, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Penedo, Pilar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Santana do Mundaú, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipú, União dos Palmares, Viçosa.
Últimas notícias
Justiça torna réus 12 denunciados por queda de avião da Voepass
Igreja em Arapiraca é reconhecida como patrimônio cultural de Alagoas
Meio/Ideia: Flávio tem 51,1% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,9%
Alfredo Gaspar participa do Bloquinho do 22 nesta quinta-feira em Maceió
Adolescente morre após ser atropelado por ônibus enquanto andava de bicicleta
Gari que estudava medicina morre atropelado por caminhão de lixo em MS
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
