Mudanças Climáticas ganham destaque na FPI 2023
Tema está inserido nas atividades realizadas pela equipe de Educação Ambiental
A seca na região amazônica e a grande quantidade de chuvas no Sul do país são dois exemplos de como as mudanças climáticas têm se antecipado e trazido o tema como urgente na busca de soluções. Com isso, a 12ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), pela equipe de Educação Ambiental, incluiu o tema em suas atividades iniciadas nesta segunda-feira (27) na cidade de Olivença.
A gerente de Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fabricy Carneiro, explica que este é um momento ideal para inserir o assunto entre professores e alunos. “Tendo em vista todos os acontecimentos atuais e que as previsões estão antecipadas, esta é uma oportunidade de fazermos a diferença principalmente com este público que pode se tornar multiplicador”, comenta.
Além da questão climática, outros temas como coleta seletiva nas escolas e a preservação da fauna local são levados para as instituições de ensino por meio de uma capacitação sobre legislação ambiental com educadores no horário da manhã e atividades como Oficina de Sabão Ecológico e Cine Ambiental com as crianças no período da tarde.
A analista ambiental da equipe de Educação Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cynira França, pontua que as atividades variam de acordo com a faixa-etária das turmas trabalhadas e que tudo que é apresentado dentro da escola é levado para casa numa forma de disseminação de conhecimento. “Nosso foco está muito relacionado à fauna, com isso reforçamos a questão da entrega voluntária e de como são feitos os cuidados antes de devolvermos os animais à natureza”, explica.
Já a ideia de trazer o tema de coleta seletiva é atingir os alunos pois, de acordo com a gerente de resíduos sólidos da Semarh, Lorena Maria, a mudança começa com eles. Ela comenta que o primeiro dia de atividades foi muito proveitoso e que a proposta é que exista uma construção participativa com professores de cada escola num projeto de educação ambiental ao longo de um ano.
As atividades nas escolas seguem até o dia 07 de dezembro nas demais cidades desta etapa da FPI. Participam também da equipe de Educação Ambiental o Instituto do Meio Ambiente (Ima) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
GINCANA AMBIENTAL
Realizada pelo Ima, a Gincana Ambiental é um projeto que acontece nas escolas com o objetivo de levar toda a educação ambiental ligada ao município e à região. Pedro Normande, Superintendente de Preservação Ambiental, explica que o projeto é mutável porque se adapta ao ecossistema no qual é realizado.
“A gincana é uma competição saudável que tem grande participação dos alunos. Nós mandamos o material para eles estudarem um mês antes e eles quem criam os nomes das equipes”, comenta Pedro acrescentando que os três primeiros vencedores ganham uma aula de educação ambiental em Maceió no Barco Escola do Ima.
Assessoria de Comunicação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco