Usar saliva como lubrificante pode transmitir ISTs, afirma sexóloga
Especialista explica em vídeo algum dos riscos em usar a saliva como lubrificante durante o sexo e qual o produto ideal para usar
Apesar de ser uma opção relativamente comum, usar saliva no lugar do lubrificante durante o sexo não é uma boa ideia. Em um vídeo publicado no TikTok, a sexóloga Danae Maragouthakis, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirma que a saliva aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e pode causar assaduras.
“Embora a saliva esteja sempre disponível, ela não deve ser usada no lugar do lubrificante. O líquido que fica dentro da boca é rico em bactérias e enzimas que, além de decompor os alimentos, podem causar irritações na pele”, afirma Danae.
Segundo ela, as enzimas da boca podem, por exemplo, desequilibrar a acidez da vagina e causar problemas no microbioma vaginal, conjunto de bactérias que combate infecções no órgão. Usar a saliva como lubrificante aumenta o risco de desenvolver problemas como candidíase e vaginose bacteriana.
“A vulva é sensível à saliva, o que causa os sintomas da assadura, coceira e queimação. Os homens também não estão imunes. Na verdade, o líquido é ineficaz quando usado como lubrificante, uma vez que evapora e seca rapidamente”, explica a sexóloga.
Usar a saliva como lubrificante pode ainda contribuir para o desenvolvimento da gonorreia, IST quase sempre transmitida por contato sexual vaginal, oral ou anal. Há também um risco maior de herpes genital causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através do contato da saliva com alguma área de mucosa.
“O ideal é procurar lubrificantes próprios para o sexo e evitar os produtos com muitos aditivos”, sugere Danae.
Além da saliva
Assim como não é seguro usar saliva como lubrificante, também não é aconselhável usar creme corporal, óleo de coco, vaselina e manteiga.
Últimas notícias
Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na BR-316 em Palmeira dos Índios
Paciente morre após ambulância em que estava sendo transportada sofrer acidente na AL-220 em Batalha
Idosa fica ferida após cair em vala criada por obra no Flexais
Polícia Militar de Alagoas apreende 24 armas de fogo em uma semana
Governo dá a largada na transformação do Mercado de Jaraguá e organiza transição de permissionários para nova estrutura
Alagoas é representada por 12 produções na Feira Nacional de Artesanato
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
