FPI 2023 realizou sua primeira soltura com 180 aves
Operação foi organizada e executada pela equipe Fauna
Um dos momentos mais esperados da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco é a soltura dos animais ao seu habitat natural. A primeira delas aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) com um total de 180 aves, entre elas Asa Branca, Galo de Campina, Extravagante e Corrupião.
Até chegar no momento de libertação, as aves resgatadas durante a fiscalização passam por um processo de triagem e são registradas (anilhadas). Marcos Araújo, biólogo e presidente do Instituto SOS Caatinga, explica que a primeira etapa é a de quarentena onde são feitas as primeiras análises. “Se a condição de saúde for grave, os animais são encaminhados o animal para o nosso Hospital de Campanha e damos os primeiros suportes. Se a situação for muito grave, levamos ele para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Maceió”, explica.
Os animais resgatados que estão aptos para serem soltos ficam de dois a três dias na espera da sua soltura caso não apresentem nenhuma deformidade durante este período. Em todo esse processo os animais são quantificados e registrados como forma de controle e prevenção.
“Quando esse bicho for solto, caso ele seja recapturado por um pessoal ou talvez por outro popular de maneira irregular, nós conseguiremos identificá-lo de qual FPI ele foi recuperado e o período do ano no qual foi solto”, explica Lucas Augusto, Assessor Ambiental de Fauna e Flora do Instituto do Meio Ambiente (Ima).
Para Rafael Cordeiro, coordenador da equipe Fauna da FPI, o momento de soltura é único. “Essa é a parte recompensadora de um trabalho feito nessa megaoperação que une os esforços de várias equipes e vários órgãos. Juntos trabalhamos em busca do reequilíbrio ecológico destacando a sua grande importância para gerações futuras pela manutenção, preservação e conservação de todas as espécies seja da fauna e da flora”.
Assessoria de Imprensa da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
