Em Canapi, FPI autua duas empresas por falta de licenciamento ambiental
Notificações foram emitidas pela equipe de Produtos Perigosos
Duas empresas em Canapi, uma de produtos agrícolas e outra de construção, foram notificadas nesta quarta-feira (06) por não apresentarem licença ambiental para realizar suas atividades de comércio. A autuação foi realizada pela Equipe de Produtos Perigosos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco que tem como objetivo verificar atividades comerciais, o armazenamento de agrotóxicos em estabelecimentos, além de condições ilegais e irregulares de trabalho.
As duas lojas têm o mesmo dono e passaram pela fiscalização padrão da Equipe. No momento de análise da documentação foi constatada a ausência da licença ambiental levando a uma autuação pela atividade potencialmente poluidora e/ou degradadora do meio ambiente e a confecção de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por parte do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O empreendedor terá um prazo de vinte dias para recorrer e fazer a sua defesa.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável pelas autuações, explica que comercializar produtos sem a documentação caracteriza irresponsabilidade e risco de vida aos consumidores. “Os clientes podem fazer algum manejo errado do produto resultando num problema de saúde e a loja ser a culpada como responsável pela situação”.
A licença ambiental é um documento que deve ser emitido por um órgão ambiental competente, podendo ser o IMA ou secretarias de meio ambiente municipais que estejam cadastradas ou habilitadas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEPRAM), garantindo segurança e qualidade ao estabelecimento.
A Equipe de Produtos Perigosos pontua que além de fiscalizar, busca orientar os empreendedores. O reflexo disso está em dados apresentados: em 2016 várias lojas da região foram autuadas e hoje, onde poucas empresas estavam regularizadas, uma parte maior delas está com as suas devidas licenças. Isso reflete num dado positivo por parte da FPI.
Últimas notícias
Justiça torna réus 12 denunciados por queda de avião da Voepass
Igreja em Arapiraca é reconhecida como patrimônio cultural de Alagoas
Meio/Ideia: Flávio tem 51,1% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,9%
Alfredo Gaspar participa do Bloquinho do 22 nesta quinta-feira em Maceió
Adolescente morre após ser atropelado por ônibus enquanto andava de bicicleta
Gari que estudava medicina morre atropelado por caminhão de lixo em MS
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
