Agreste

Funcionário da Casal de 61 anos é exemplo de dedicação à Companhia

Almir Salustiano ingressou na empresa em 1985; atualmente é supervisor no município de Feira Grande

Por 7Segundos com Assessoria 07/12/2023 17h05
Funcionário da Casal de 61 anos é exemplo de dedicação à Companhia
Almir Salustiano dos Santos já tem 38 anos dedicados à Casal - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que completa 61 anos de existência cuidando de abastecimento de água e coleta de esgoto, tem um quadro funcional que é destaque em todo o estado. São centenas de homens e mulheres que se dedicam diariamente em diversas atividades, que vão desde trabalhos administrativos a serviços de engenharia. Atualmente, a empresa vive um novo tempo se adequando à realidade do saneamento no Brasil, mas segue firme no propósito de levar água de qualidade para a população de 77 municípios alagoanos.

Para marcar este momento e homenagear a todos os colaboradores, a Casal traz a história de um trabalhador dedicado e comprometido com os seus afazeres. O nome dele é Almir Salustiano dos Santos, que ingressou na companhia por meio de concurso público em 9 de julho de 1985, como operador de bombas, cargo que desempenhou inicialmente na cidade de Coqueiro Seco, durante seis meses. 

Em seguida foi transferido para Feira Grande, sua terra natal, onde já ocupou diversas funções de chefia e atualmente é supervisor operacional, com atuação também em Igaci.

Almir Salustiano ao lado da esposa, Tânia. Foto: assessoria 

Seu Almir, como é carinhosamente conhecido, tem 63 anos de idade, é graduado em Letras/Português e é casado com dona Tânia, 64 anos, com quem teve dois filhos, Taynná, 27 anos, e o saudoso Amilson (que faleceu em 2015, aos 22 anos). Ele conta que, apesar de já ter vivido muitos momentos de tristezas e dificuldades, tem se apegado à fé em Deus.

"Não tem nada pior do que a dor de perder um filho, mas como eu e minha esposa somos católicos praticantes, isso tem nos fortalecido, ajudado a superar obstáculos e seguirmos firmes na vida", disse emocionado.

Sobre a Casal, ele afirma que tudo que conquistou é fruto dos 38 anos de trabalho na companhia. "Devo muito à Casal e sei que ela seguirá firme na missão de produzir água tratada de qualidade. Foi aqui que cresci profissionalmente, constitui minha família e tive diversas conquistas", ressaltou.

Veículo de trabalho que já foi utilizado por Seu Almir. Foto: assessoria 

Almir Salustiano, além de outras atribuições, deu um bom exemplo de cuidado com o patrimônio público. Ele, durante 20 anos, conservou como se fosse nova uma motocicleta que servia para a realização de vários serviços em Feira Grande. Atualmente, o veículo está à disposição da Superintendência Agreste e Sertão (SAS), em Arapiraca.