FPI 2023 autua empresa de construção por atividades irregulares em barragem
Flagrante foi presenciado em São José da Tapera pela equipe de Segurança de Barragens
Uma empresa de construção foi autuada nesta última segunda-feira (04) na Barragem de São José da Tapera pela Equipe de Segurança de Barragens da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. O motivo da autuação esteve relacionado com um caminhão de água potável que estava captando água bruta, possivelmente contaminada, no local.
Em defesa, a empresa alegou que o uso da água coletada era apenas para utilização em uma obra, mas até o processo de captação apresentava irregularidade pois foi perceptível o lançamento de óleo no solo. Além disso, no momento do flagrante, constatou-se a presença de gado bebendo água e evacuando, colocando em questão a procedência e a qualidade do líquido recolhido.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável pela abordagem, explica que a falta de licença ambiental e o lançamento de resíduos no local foram os motivos da autuação. “Eles terão vinte dias corridos para entrar com a defesa que será verificada pelo jurídico, podendo reduzir o valor da multa em até 60%”.
O transporte de água potável para fins de distribuição em caminhões pipa é muito comum no Sertão devido à escassez e a falta de políticas públicas regulares que assegurem o direito de recebimento com qualidade e sem riscos à saúde humana devem ser intensificadas.
BRUTA OU POTÁVEL
A água bruta é um termo utilizado para descrever a água que é encontrada na natureza, antes de passar por qualquer tipo de tratamento ou purificação. É a água que é retirada diretamente de rios, lagos, aquíferos ou outras fontes naturais. Essa água geralmente contém impurezas, como sedimentos, minerais, microorganismos e substâncias químicas, que podem ser prejudiciais à saúde humana se consumidas sem tratamento adequado. Já a água potável pode ser ingerida sem causar danos à saúde.
Assessoria de Comunicação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco
Últimas notícias
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Gatinho para adoção com 4 orelhas vira sensação nas redes
Homem que espancou esposa até deixá-la cega no Sertão de AL é preso na Bahia
Ex-dirigentes do INSS fecham delação e entregam Lulinha e políticos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
