59% das dívidas de cartão de crédito dos brasileiros são de compras em supermercados
Saiba como participar do Feirão Limpa Nome
Entre os brasileiros, 59% das dívidas de cartão de crédito são referentes a compras em supermercados. O segundo fator que mais leva ao endividamento no crédito são as compras de produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos, representando 46% das dívidas. Em terceiro lugar estão os gastos com remédios e tratamentos médicos, com 37%.
Os dados são da pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro, da Serasa, divulgada neste ano. O levantamento ouviu mais de 11 mil pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do País, sendo 52% homens e 48% mulheres.
Ao longo deste ano, as pendências no cartão de crédito impactaram 55% dos brasileiros endividados - porcentagem maior do que o registrado em 2021 e 2022. Já antes da pandemia, a situação era mais crítica, com 76% em 2018 e 71% em 2019.
Feirão Limpa Nome
Até o dia 22 de dezembro, a Serasa realiza a Fase 2 do Feirão Limpa Nome, oferecendo descontos e condições especiais de pagamento para brasileiros renegociarem dívidas.
A iniciativa tem parcerias com diversas empresas como operadoras telefônicas, campainhas de energia, escolas, lojas de departamento, comércios e universidades.
O atendimento está sendo feito por meio de agências dos Correios e online. Confira o passo a passo para renegociar dívidas, indicado pela Serasa:
1º Passo – Baixe o app:
Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela.
2º Passo – Escolha a oferta:
Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.
3 º Passo – Revise e finalize o acordo:
Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.
4º Passo – Faça o pagamento do acordo:
Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
