Educação

Provas para seleção do Colégio Tiradentes acontecem neste domingo (17) em Arapiraca

Portões serão abertos às 7h nos dois locais de prova: sede do colégio militar e Escola Quintela Cavalcante

Por 7Segundos com Assessoria 15/12/2023 12h12 - Atualizado em 15/12/2023 14h02
Provas para seleção do Colégio Tiradentes acontecem neste domingo (17) em Arapiraca
Aluna do Colégio Tiradentes - Foto: Assessoria

Domingo (17) será o dia decisivo para os estudantes de Arapiraca que desejam ingressar no Colégio Tiradentes. As provas serão aplicadas na sede do colégio militar e na Escola Quintela Cavalcante e os portões serão abertos a partir das 7h.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mais de dois mil alunos estão disputando as matrículas para o 6º ano do Ensino Fundamental em Arapiraca e Maceió. O Colégio Tiradentes de Arapiraca abriu 105 vagas para a turma de 2024.

As provas serão aplicadas a partir de 8h30 e irão consistir em 40 questões objetivas de Lingua Portuguesa e Matemática. Os candidatos terão 3h para responder as questões, mas podem sair a partir das 10h.

Diretora pedagógica do CPM Maceió, a professora Helena Soares lembra aos pais e responsáveis pelos alunos que irão fazer prova que atentem ao cartão de inscrição para o local de prova, já que, tanto em Maceió quanto em Arapiraca, os exames serão realizados em dois locais.

"Em Arapiraca também vai ter prova na sede do Colégio Militar, e na Escola Estadual José Quintela Cavalcanti. Então, reforçamos esse cuidado para quem for levar o candidato. São crianças, mas que irão prestar o primeiro concurso da vida. Por isso, também orientamos aos responsáveis que, se possível, procurem tornar a experiência ao aluno leve, o tranquilizando antes e após a prova, conferindo o material, a água, isso pode fazer toda a diferença no resultado”, reforçou.

A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 21 de dezembro. Já o resultado oficial, no dia 28, também deste mês. A relação dos candidatos aprovados e classificados para as vagas será publicada em três listas, atendendo ao critério das cotas: 75% das vagas para estudantes oriundos da rede pública; 20% para filhos de militar e 5% das vagas para estudantes da rede particular de ensino.