Saúde

Saúde de Arapiraca encerra 2023 com grandes conquistas e trabalho realizado

Avanços incluem ampliação de cobertura da Atenção Primária, entregas de obras importantes e implantação do PEC em todas as UBS

Por 7Segundos com Assessoria 19/12/2023 10h10
Saúde de Arapiraca encerra 2023 com grandes conquistas e trabalho realizado
Saúde de Arapiraca encerra 2023 com grandes conquistas e trabalho realizado - Foto: Assessoria

Quando se fala em saúde, Arapiraca teve muito para se orgulhar no ano de 2023. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura inaugurou obras importantes, retomou projetos importantes e atingiu grandes feitos, como o marco de 100% de cobertura da Atenção Primária de Saúde (APS) e a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em todas as UBS do município.A cobertura total da Atenção Primária foi possível graças ao remapeamento do programa Saúde na Família (PSF), que tornou Arapiraca uma das primeiras cidades de médio porte (com mais de 50 mil habitantes) do Brasil a contar com total cobertura da APS. Além disso, a rede de saúde do município também atingiu mais de 90% de cobertura de saúde bucal com a ampliação de mais quatro equipes.

O ano também foi marcado por campanhas de sucesso, como Outubro Rosa, Novembro Azul e Agosto Dourado, e a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. Também em 2023 foi realizada a IX Conferência Municipal de Saúde, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, e a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2024-2025.

Dentre as diversas ações da secretaria neste ano, estiveram entregas de unidades básicas importantes, como o 5º Centro e a UBS do bairro Primavera, que passaram por grandes processos de modernização estrutural. A gestão também inaugurou o novo auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), implantou um sistema inovador de gestão da assistência farmacêutica, o Hórus, e retomou o projeto Meu Amigo Pet para animais em situação de rua.

Cuidado especializado

2023 também foi um ano marcado pela inauguração de unidades inovadoras de atendimento especializado, como o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), que atende pacientes que vivem com HIV, e o Espaço Nascer e Crescer, que presta assistência a gestantes de risco e bebês prematuros.

Em novembro, o CTA atingiu a marca de 5 mil vacinas especiais aplicadas a pessoas como HIV graças à Sala de Vacina para Imunobiológicos Especiais. O trabalho realizado no órgão também foi destaque nacional com o prêmio da mostra “Aqui tem SUS” sobre o serviço de inserção de DIU para mulheres soropositivas, realizado pela enfermeira Aruska Magalhães.

A saúde também foi destaque nacional com o CRIA, que neste ano recebeu um certificado de 100% de cura em casos de tuberculose, concedido pelo Ministério da Saúde. O desempenho de excelência se dá pela presença de uma equipe especializada que conta com pneumologista, enfermeira, técnica em enfermagem, farmacêutico, assistente social e um laboratório de referência em tuberculose com biomédica e corpo técnico especializado.

Conquista de uma década

Um dos grandes marcos do ano para a Saúde foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das UBS do município. A implementação do e-SUS representa um grande avanço na modernização do serviço oferecido em Arapiraca, permitindo mais agilidade e eficiência no atendimento.

O sistema começou a ser implantado em 2017 e foi finalizado no final de novembro de 2023, quando chegou ao recém-revitalizado 5º Centro. Durante todos os anos, foram realizados diversos treinamentos com as 75 equipes de todas as 39 unidades assistidas, reunindo uma parte do corpo técnico da secretaria em nome do avanço e qualidade de atendimento aos munícipes.

Educação e Saúde

Um trabalho de excelência está ligado a um ritmo de desenvolvimento constante. Por isso, neste ano, a Prefeitura, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (Mesp/UFF), ofereceu uma oportunidade de mestrado em saúde materno-infantil para mais de 20 servidores da Saúde.

Dentre os contemplados, alguns já concluíram e apresentaram seus trabalhos ao decorrer nos últimos meses. Todos os produtos apresentados envolvem temas de grande relevância para a saúde pública de Arapiraca, buscando encontrar soluções através de análises aprofundadas sobre o instrumento no município.














Orgulhosa, a secretária Jackelline Barbosa finaliza o ano com a sensação de dever cumprido e destaca que a Saúde adentrará 2024 mantendo seu esforço, dedicação e trabalho. “Dentro da secretaria, o nosso objetivo, não só meu como de toda a equipe e também do prefeito Luciano Barbosa, é fazer o melhor na saúde pública de Arapiraca e continuar salvando vidas, sempre fazendo o meu melhor”, comemora.