Sertão

Técnicos de Batalha e São José da Tapera recebem capacitação da Sesau sobre atendimento a pessoas em situação de rua

Os treinamentos visam assegurar atendimento ágil e humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade

Por 7segundos/Assessoria 28/12/2023 17h05
Técnicos de Batalha e São José da Tapera recebem capacitação da Sesau sobre atendimento a pessoas em situação de rua
São José da Tapera está localizada no Sertão de Alagoas - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou técnicos municipais de Batalha e São José da Laje sobre atendimento a pessoas em situação de rua. Os treinamentos visam assegurar atendimento ágil e humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, explicou que o esforço busca garantir que as pessoas em situação de rua tenham acesso igualitário. “São pessoas que vivem em um estado de vulnerabilidade social e, muitas vezes, não possuem sequer documentos de identificação”, explicou.

A técnica lembrou que essa parcela da população possui os mesmos direitos de acesso à saúde. “A Constituição brasileira assegura o acesso universal à saúde por parte do SUS [Sistema Único de Saúde], e é importante que os profissionais estejam preparados para atuar junto às necessidades específicas da população em situação de rua”, explicou Elma Liliane de Araújo.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reafirma o compromisso do Governo de Alagoas em garantir assistência igualitária a toda população. “Em nosso estado, a maioria da população depende do SUS, por isso, devemos cada vez mais conscientizar e qualificar nossas equipes multiprofissionais para prestar assistência mais humanizada e sem distinção”, pontuou.