Arapiraca

Prefeito Luciano Barbosa recebe arapiraquenses campeões brasileiros e panamericanos de xadrez

O xadrez é um esporte que estimula o raciocínio lógico e outras habilidades nas crianças e adolescentes

Por 7Segundos com Assessoria 03/01/2024 16h04 - Atualizado em 03/01/2024 17h05
Prefeito Luciano Barbosa recebe arapiraquenses campeões brasileiros e panamericanos de xadrez
Gabinete do prefeito - Foto: Assessoria

O município de Arapiraca é uma referência nacional e também internacional em um esporte que ganha novos adeptos e praticantes a cada dia: o xadrez.

Na tarde desta quarta-feira (3), o prefeito Luciano Barbosa recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal, quatro irmãos arapiraquenses que conquistaram em 2023 os títulos de campeão brasileiro e panamericano de xadrez: Caleb Machado, Reuel Machado, Raynna Machado e Acsa Machado.

O secretário de Esportes, Josenildo Souza, o superintendente de Esportes, Benilton Rodrigues, a secretária-adjunta de Educação, Etelvina Carnaúba, e o secretário-executivo de Governo, Vytor Ferro também recepcionaram os jovens campeões arapiraquenses.

O vereador Fabiano Leão representou a Câmara Municipal no encontro. Caleb, Reuel, Raynna e Acsa estavam acompanhados do treinador Alciro Acioli e de familiares, a exemplo da mãe Teresa Machado e do avô Júlio Machado. O pai Juliano Machado estava em um compromisso de trabalho e não pode participar da reunião.

Além de vencerem os Jogos Estudantis de Arapiraca (Jear), no xadrez, os quatro irmãos também conquistaram títulos de campeão em torneios nacionais e internacionais.

Incentivo

Caleb Machado, de 12 anos, recentemente, conquistou o título de campeão da Copa do Brasil sub-12, campeão alagoano sub-12 e campeão do Aberto Escolar-sub12. Reuel Machado, de 14 anos, é campeão dos Jogos Escolares de Arapiraca (Jear) 2022 e vice-campeão alagoano 2023.

Raynna Machado, de 9 anos, é campeã panamericana, categoria Blitz, campeã da Copa do Brasil, categoria Blitz e vice-campeã da Copa do Brasil, categoria Rápido.

Já a garotinha Acsa Machado, de 5 anos, segue o exemplo dos irmãos e conquistou o título de campeã alagoana sub-6 e vice-campeã panamericana em sua categoria.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou os jovens campeões arapiraquenses, juntamente com o treinador e familiares dos atletas.

“O xadrez é um esporte que estimula o raciocínio lógico e outras habilidades nas crianças e adolescentes. Nossa rede está ampliando e incentivando a prática do xadrez e outros esportes nas escolas”, acrescentou o prefeito.

Recentemente, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Educação e Esportes, promoveu os jogos de xadrez com a participação de cerca de 200 enxadristas e 61 escolas, sendo 14 da rede particular e 47 da rede municipal de ensino.