Arapiraca

[Vídeo] Família pede ajuda para jovem de Arapiraca que vive acamada após problemas de saúde

Desde setembro de 2023, Vitória, de 21 anos, engravidou, adoeceu, passou quase 90 dias internada, perdeu a criança e hoje vive com sequelas

Por 7Segundos 12/01/2024 07h07 - Atualizado em 12/01/2024 20h08
[Vídeo] Família pede ajuda para jovem de Arapiraca que vive acamada após problemas de saúde
Vitória tem 21 anos e passa por problemas de saúde desde a gravidez - Foto: Cortesia ao 7Seguntos

A família de Vitória Lins Batista, 21 anos de idade, residente no bairro Brasiliana, em Arapiraca, está aflita com o drama da jovem que até agosto do ano passado, vivia sua vida normalmente, com saúde e trabalhando no emprego de babá.

Casada, a própria Vitória ainda vibrava junto com a família com a recente notícia sobre a sua gestação. Fazia um mês que ela descobriu que estava grávida quando, de repente, começou a ter sérias crises de náuseas com sensação de desmaio.

Para não prejudicar o bebê devido às crises de vômitos aliada à sensação de fraqueza, que eram constantes, ela saiu do emprego.

Edneide Lins da Silva, 40 anos, a Dona Neide, mãe da Vitória, contou que em uma das entradas que a filha deu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Arapiraca e também na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), ela foi diagnosticada com Hiperêmese Gravídica (um ataque forte de náuseas e vômitos que ocorrem durante a gestação).

O problema, segundo Dona Neide, é que as crises tornaram-se cada vez mais intensas.

"A Vitória chegou a perder 20 quilos porque tudo o que ela ingeria, seja sólido ou líquido, ela botava pra fora, e além disso, começou a cair quase toda hora e a sentir dormência pelo corpo, nas pernas principalmente, chegou a enrolar a língua também uma vez, a gente ficou muito preocupado com ela e com o bebê", disse a mãe.

As dormências nas pernas também se intensificaram e durante as crises, Vitória apresentava rigidez no corpo, contou Dona Neide. O marido dela e a própria mãe eram as pessoas com quem Vitória podia contar em casa para ampará-la no momento dessas crises, explicou a mãe. Até hoje ainda é assim.

No dia 02 de novembro de 2023, Vitória foi levada para o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, com os mesmos sintomas, além também de um quadro de anemia.

Após 15 dias no Hospital Regional, Vitória foi transferida para o Hospital Universitário (HU), em Maceió e quando deu entrada foi direto para a UTI do hospital comum quadro de infecção no estômago, segundo a mãe, precisando da injeção de antibióticos.

Dona Neide sonha com a recuperação da filha, Vitória. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A partir desse período, Vitória começou a apresentar dificuldade na fala. Dona Neide percebeu isso durante uma visita que fez à filha na UTI do HU. Susto maior foi quando a mãe, também durante uma visita, encontrou a filha com um respirador. Em seguida, a equipe médica fez uma reunião com a família para informar que, infelizmente, Vitória havia perdido o bebê.

Dona Neide disse ainda que após a curetagem (procedimento médico recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero), Vitória "apagou". O quadro na saúde também se agravou nos dias seguintes ao ponto de Vitória precisar ser intubada.

"Eu estava na casa de uma prima em Maceió e quando ia ver a minha filha, minha aflição só aumentava porque ela não conseguia ficar boa e nem os médicos sabiam direito o que havia acontecido com ela", desabafou a mãe.

Após uma melhora, Vitória passou por um procedimento de traqueoscopia, até voltar a respirar normalmente, mas permaneceu com sequelas na voz e até hoje, apresenta uma certa de dificuldade em verbalizar.

Vitória recebeu alta do HU no dia 31 de dezembro de 2023. Ela voltou para a casa da mãe, onde já vivia anteriormente junto com o marido.

O drama da família permanece porque Vitória permanece acamada, sem falar direito, e ainda apresenta grande dificuldade para movimentar as pernas. A família afirma que a equipe médica do HU fez um encaminhamento para que a paciente recebesse acompanhamento médico domiciliar em Arapiraca através do SAD (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar), mas a primeira visita da equipe médica ainda não foi feita.

"Minha filha precisa de fisioterapia para poder voltar a andar e voltar a ter uma vida normal, como antes", disse a mãe, emocionada.

A redação do 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da  Secretaria de Saúde de Arapiraca, que afirmou que iria verificar o caso. 

A família informou que um equipe do SAD fez uma visita À paciente nesta sexta-feira para dar in´cio ao tratamento com ela. 

Rifa solidária custa R$10. Foto: cortesia o 7Segundos

A família, que é de origem humilde, também está com dificuldades para comprar alguns medicamentos que Vitória precisa fazer uso e também para adquirir o material de higiene e limpeza que a jovem precisa no dia a dia, como fraldas, sabonetes líquidos, lenços umedecidos, cremes hidratantes, dentre outros.

Para ajudar a família da Vitória, a amiga Cristina Lima chegou junto e organizou uma rifa solidária no valor de R$10 que pode ser adquirida através da chave Pix: 82996384604 (Edneide Lins da Silva - mãe de Vitória).

Quem puder ajudar doando qualquer quantia também pode fazer uma transferência para a mesma chave pix. A família também está aceitando a doação de material de higiene e limpeza, que pode ser feito na Rua Santa Madalena, nº 51, bairro Brasiliana, Arapiraca-AL.

Assista a reportagem em vídeo no link abaixo e saiba mais detalhes sobre o caso: